Sobre o Vestibular 2017.1 (2ª Edição)

Como é o Vestibular?

Os processos seletivos do Vestibular da FASETE acontecem duas vezes por ano. Nos meses de Junho/Julho e Dezembro/Janeiro. Havendo vagas remanescente, dá-se o Vestibular Continuado. Neste, novas inscrições são abertas e novas provas realizadas em data programada.

Para o período letivo 2017.1 a FASETE realizará mais um processo seletivo. Com inscrições abertas de 09 de dezembro de 2016 a 09 de janeiro de 2017 através da Internet e provas no dia 17/01/2017 às 14hs na FASETE. (OBS: Chegar com 1 hora de antecedência).

O Vestibular 2017.1 da FASETE é um concurso público, divulgado através da publicação de edital no Diário Oficial da União e da propaganda em mídia impressa, falada e televisiva.

Número de vagas

As vagas serão preenchidas, parte através das provas do Vestibular 2017.1 (2º Edição) e um percentual a ser definido pelo MEC destinado aos alunos selecionados através do ENEM para o Programa Universidade para Todos – PROUNI.

CURSOS HABILITAÇÃO VAGAS
TARDE NOITE
ADMINISTRAÇÃO - - 50
BIOMEDICINA - 30 15
DIREITO - 30 -
EDUCAÇÃO FÍSICA (Bacharelado) - 50 50
EDUCAÇÃO FÍSICA (Licenciatura) - 50 50
ENFERMAGEM - 20 15
LETRAS Português - 50
PSICOLOGIA - 50 40
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - - 50
As Provas

O Concurso Vestibular 2017.1 (2ª Edição) será realizado em um único dia e será composto por provas objetivas com questões de múltipla escolha e uma redação, conforme o quadro abaixo:

DIA DAS PROVAS HORÁRIO DISCIPLINA TIPO DE QUESTÃO Nº DE QUESTÕES TOTAL
15/01/2017
DOMINGO
14:00 às 18:30
(horário local)
LÍNGUA PORTUGUESA e
LITERATURA BRASILEIRA
REDAÇÃO
OBJETIVA
DISCURSIVA
08
01
08
15
LÍNGUA ESTRANGEIRA (Inglês ou Espanhol)
HISTÓRIA/ATUALIDADES/GEOGRAFIA
OBJETIVA
OBJETIVA
05
10
05
10
MATEMÁTICA OBJETIVA 07 07
FÍSICA/QUÍMICA/BIOLOGIA OBJETIVA 15 15
Que material é indispensável?

Nos dias de prova, você deve se apresentar munido de:

  • comprovante de inscrição;
  • Cédula de Identidade (original);
  • lápis ou lapiseira (grafite);
  • 2 canetas azul ou preta;
  • Água (se tiver o hábito)

Observações Importantes:

  • Entende-se por Cédula de Identidade o documento expedido pelas Secretarias de Segurança Pública (SSP) e demais órgãos de identificação oficiais da Federação, pelas Forças Armadas (Ministério do Exército-MINEX, da Aeronáutica-MINAE, da Marinha-MINMA) e Conselhos Regionais Profissionais (CR), autorizados em lei.
  • No caso de candidato de nacionalidade estrangeira, é obrigatória a apresentação do Registro Nacional de Estrangeiros (RNE), fornecido pela SPMAF ou DPMAF.
A que horas o candidato deve se apresentar?

As provas terão início às 14h. Portanto, o candidato deve comparecer a FASETE às 13h para verificação de seu local de prova (sala), conferência de documentos e assinatura de listas. O candidato deverá apresentar-se no local das provas com uma hora de antecedência, munido do comprovante de inscrição, cédula de identidade (original) e 02 canetas esferográficas azul ou preta.

O que acontece se um candidato se atrasar?

Infelizmente, se algum candidato não se apresentar à FASETE antes do fechamento das portas, ele estará eliminado do Concurso Vestibular.

O que não é permitido ao candidato?

Nenhum candidato poderá:

  • realizar as provas em outro local que não o determinado pela FASETE;
  • entregar a prova antes de decorrida uma hora após seu início;
  • comunicar-se com outro candidato;
  • fumar nas salas ou prédios onde se realizam as provas;
  • usar telefone celular, Bip, Walkie-Talkie, Mp3, Tablet, Smartphone, etc;
  • utilizar calculadora, ou similares, régua, esquadro, compasso, transferidor;
  • deixar a sala de prova sem entregar a Folha de Respostas com sua assinatura e o Caderno de Questões. Na Prova de Língua Portuguesa, entregará também a Folha Padronizada e a Folha Pautada com o rascunho da redação.
Estrutura das Provas
  • Língua Portuguesa e Literatura Brasileira: constará de questões objetivas que versarão sobre o idioma nacional e a literatura brasileira.
  • Redação: constará de uma questão discursiva que exigirá a demonstração da capacidade do candidato de se expressar livremente, através do pensamento estruturado, com clareza e coesão.
  • Língua Estrangeira: conterá questões de Inglês e Espanhol e deverá ser respondida conforme opção do candidato.
  • As demais provas conterão questões objetivas das disciplinas: História, Atualidades, Geografia, Matemática, Física, Química e Biologia.
  • As questões das provas do Concurso Vestibular serão elaboradas de acordo com os conteúdos dos programas do ensino médio, relacionados no manual do candidato (Anexo III).

OBS.: Não será admitida a 2ª chamada para os faltosos nem solicitação de revisão ou vista de prova.

Sobre a redação

Por que as boas Faculdades dão tanta importância à redação no Concurso Vestibular?

Primeiro, porque um texto escrito permite avaliar a capacidade do candidato para elaborar hipóteses, construir teses e fundamentá-las estabelecendo relações consistentes entre argumentos, condição fundamental para quem aspira a prosseguir seus estudos em nível superior. Segundo, porque o Concurso Vestibular orienta, em certa medida, procedimentos pedagógicos em nível de Ensino Médio. Portanto, pode constituir-se em incentivo para um ensino voltado ao desenvolvimento de habilidades comunicativas que permitam ao sujeito/aluno condições de interagir nas modalidades falada e escrita de modo adequado e produtivo.

Do ponto de vista prático, como devo agir para elaborar uma boa redação?

A primeira coisa a considerar é o tipo e a extensão do texto solicitado. No caso do vestibular da FASETE, trata-se de uma dissertação com extensão variando entre 25 a 30 linhas.

Quem vai avaliar minha redação, e como são preparados esses profissionais?

A banca de avaliação das redações do Concurso Vestibular da FASETE é constituída por professores de Língua Portuguesa com grande experiência de trabalho com textos no Ensino Médio e/ou na Universidade.

Em que casos a redação recebe nota zero?

São casos de notas zero os textos que:

  • não abordam um dos temas propostos (fuga ao tema);
  • apresentam menos de 15 linhas e fraco conteúdo;
  • tenham zero ou débito no quesito "Expressão Lingüística", estrutura comprometida e fraco conteúdo;
  • sejam cópias de textos constantes na prova;
  • sejam ilegíveis;
  • estejam escritos a lápis.

Atenção: Devido à determinação expressa na Portaria nº 391, de 07 de fevereiro de 2002, do Ministério da Educação, candidatos que obtiverem grau zero na redação estarão automaticamente eliminados do Concurso Vestibular. Assim sendo, o mínimo que o candidato deve obter para concorrer a uma vaga na Universidade é a nota 1.

Portadores de Necessidades Especiais

O candidato portador de necessidades especiais, que implique na necessidade de auxílio no ato da realização das provas, deverá comunicar sua condição no ato de inscrição, a fim de que a FASETE possa atender o caso.

Provas e Gabaritos

O gabarito será divulgado no dia 15/01/2017 após o término das provas, no site www.fasete.edu.br/vestibular.

O resultado do Vestibular 2017.1 (2ª Edição) será divulgado no dia 17/01/2017 (terça-feira), a partir das 21h, nos quadros de aviso da FASETE e no site www.fasete.edu.br/vestibular.

Conteúdo das Provas
Provas anteriores
Quem acompanhará os candidatos durante as provas?

Cada sala de prova tem dois fiscais, coordenados pela COPEVE - Comissão Permanente do Vestibular, responsáveis pelo prédio durante a excução das provas. Além disso, há uma equipe médica de plantão para prestar atendimento, caso necessário. Todo esse pessoal é treinado para lhe proporcionar orientação, segurança e conforto. Se precisar de algo, solicite a presença de um fiscal, e ele o orientará.

Lembre-se: NÃO SERÃO DADOS QUAISQUER ESCLARECIMENTOS SOBRE AS QUESTÕES DAS PROVAS.

FASETE - Faculdade Sete de Setembro
Portaria de Recredenciamento / MEC Nº 881/2016 - D.O.U. 15/08/2016
Avenida Vereador José Moreira, nº 850 - Perpétuo Socorro - CEP: 48603-004
Fone/Fax: (75) 3501-3545 | 0800 740 4206
Paulo Afonso - Bahia - Brasil
FASETE