PROUNI

É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que concede bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.

Quem pode se inscrever?

Podem se inscrever no Prouni, os candidatos que não possuam diploma de curso superior que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior, com nota mínima de 450 pontos na média das notas do Exame. É preciso, ainda, que tenham obtido nota acima de zero na redação.

Qual a renda per capita para conseguir uma bolsa?

Para concorrer às bolsas integrais o candidato deve ter renda bruta familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

O que é preciso para se inscrever no prouni?

Para efetuar a inscrição no Prouni, o candidato deverá informar seu número de inscrição e sua senha no Enem. Não é possível participar utilizando número de inscrição e senha de outras edições do Enem.

Qual o período de inscrições?

O período de inscrições do Prouni, assim como acontece em todas as edições, deverá durar apenas alguns dias. Assim, muitos estudantes procuram saber com a máxima antecedência sobre o início das inscrições para o Prouni.

Como fazer a inscrição?

A inscrição é gratuita e efetuada exclusivamente pela internet, por meio da página do Prouni siteprouni.mec.gov.br . Para efetuar a inscrição, o candidato deverá informar seu número de inscrição e sua senha no Enem. O candidato com deficiência ou que se autodeclarar indígena, preto ou pardo poderá optar por concorrer às bolsas destinadas às políticas de ações afirmativas.

Para mais informações, consulte siteprouni.mec.gov.br que apresenta respostas às dúvidas mais frequentes dos candidatos. O telefone 0800-616161 foi posto à disposição para ajudar nas candidaturas.

Posso utilizar o ProUni e FIES ao mesmo tempo?

A partir de 2015, o bolsista parcial do ProUni que usar o FIES para pagar o restante da mensalidade só poderá ter os dois benefícios se o financiamento for para o mesmo curso e mesma faculdade onde tem a bolsa de 50% do ProUni e se a soma dos dois não ultrapassar o valor da mensalidade com desconto.

De acordo com a nova regra, o estudante que se encaixar em uma das situações a seguir não poderá usar o ProUni e o FIES ao mesmo tempo:

• Aluno bolsista integral do ProUni que quiser usar o FIES para pagar outro curso.
  • Bolsista parcial do ProUni que quiser usar o FIES para pagar outro curso na mesma faculdade ou um curso em faculdade diferente daquela onde tem a bolsa do ProUni.
  • Bolsista parcial do ProUni que quiser usar o FIES para pagar o mesmo curso na mesma faculdade, se a soma da bolsa e do financiamento ultrapassar o valor dos encargos educacionais com desconto.
Regularização de bolsa do ProUni e financiamento do FIES em 2015

O cumprimento da nova regra de uso do FIES e ProUni será verificado quando o aluno fizer o aditamento semestral do FIES no semestre seguinte à ocupação da bolsa. Ou seja, fique atento quando você for fazer a próxima renovação do FIES no sistema SisFIES.

Para regularizar a situação, o estudante vai precisar escolher apenas um dos benefícios, podendo encerrar o financiamento do FIES e ficar com a bolsa parcial do ProUni, ou encerrar a bolsa do ProUni e contratar ou renovar o financiamento do FIES.

Alternativamente, é possível também fazer a transferência de um dos benefícios para cumprir a regra de usar ProUni e FIES para o mesmo curso na mesma instituição. São três situações previstas:

• Transferir o contrato de financiamento, no SisFIES, para o mesmo curso e mesma faculdade onde tem bolsa parcial do ProUni antes da próxima renovação semestral do FIES.
  • Transferir a bolsa parcial do ProUni para o mesmo curso e instituição onde tem o financiamento do FIES antes da próxima renovação do FIES.
  • Fazer a renovação semestral do FIES com redução do valor financiado para que o a soma do financiamento e da bolsa do ProUni não ultrapassem o valor dos encargos educacionais com desconto.

Para mais informações acesse o site do ProUni - CLIQUE AQUI

A Secretaria Acadêmica da FASETE também orienta os candidatos que têm interesse no ProUni, no horário das 13:00 às 16:30 e das 19:00 às 22:30, de segunda a sexta, ou através do telefone (75) 3501-0759.