FASETE - Faculdade de Sete de Setembro

Revista Rios Eletrônica

Revista Eletrônica da Faculda Sete de Setembro - FASETE
ISSN 1982-055


Edição 2017 - n. 12

LEITURA DA LITERATURA INDÍGENA NA SALA DE AULA: Contribuições para o ensino

Francisco Bezerra dos Santos

RESUMO

Na composição da literatura dos povos indígenas ganha destaque as narrativas míticas, lendárias com representações das ancestralidades tribais. No entanto, essa literatura ainda é praticamente desconhecida e pouco ou quase nunca trabalhada nas escolas. Assim, acredita-se que esta literatura pode ser inserida na sala de aula para instigar o gosto pela leitura dos alunos, assim como conhecerem outros tipos de literatura. O indivíduo que lê bastante está mais integrado ao seu meio, porém a leitura não é simplesmente decifrar códigos linguísticos. O ato de ler é bem mais que a definição da palavra propriamente dita, é entender, interpretar, debater e comparar. É também por meio da leitura que podemos conhecer nosso próprio contexto e as especificidades do lugar em que habitamos. Partindo deste contexto, o presente trabalho apresenta algumas considerações sobre a utilização da literatura indígena na sala de aula. Para a concretização desta pesquisa utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica com estudiosos da temática em questão. Pretende-se com esse trabalho apontar novas formas de abordagens de leitura e do uso da literatura indígena na escola. Acreditamos na relevância desta pesquisa, uma vez que há uma grande necessidade de promover discussões em torno da literatura de autoria indígena no Brasil.

PALAVRAS-CHAVE: Incentivo, Leitura, Literatura indígena, Sala de aula.

RESUMEN

En la literatura indígena de la composición se destaca la narración mítica, legendaria con representaciones de ancestros tribales. Sin embargo, esta literatura es todavía en gran parte desconocida y poco o casi nunca trabajado en las escuelas. Por lo tanto, se cree que esta literatura se puede insertar en el aula para inculcar el hábito de la lectura y los estudiantes saben que en otros tipos de literatura. El tipo que lee lo suficiente es más integrados en su entorno, pero la lectura no es simplemente códigos de descifrado lingüísticas. El acto de lectura es mucho más que la definición de la palabra en sí, que es comprender, interpretar, analizar y comparar. Es también a través de lectura que podemos conocer nuestro propio contexto y particularidades del lugar en que moramos. En este contexto, este documento presenta algunas consideraciones sobre el uso de la literatura indígena en el aula. Para lograr este uso con la investigación herramienta metodológica para los estudiosos de la literatura de temática en cuestión. Se pretende con este punto de trabajo a nuevas formas de enfoques para la lectura y la literatura en el aula, así como difundir la literatura indígena. Creemos en la importancia de esta investigación, ya que existe una gran necesidad de promover discusiones sobre la literatura indígena en el Brazil.

PALABRAS-CLAVE: Incentivos. Lectura. Literatura india. Aula.

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