FASETE - Faculdade de Sete de Setembro

Revista Rios Eletrônica

Revista Eletrônica da Faculda Sete de Setembro - FASETE
ISSN 1982-055


Edição 2017 - n. 12

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: Concepções, histórico e bases legais

Adriano Ribeiro da Costa

RESUMO

A modalidade de Educação a Distância está sendo cada vez mais utilizada na Educação Básica, Educação Superior e em cursos abertos, entre outros. Sendo assim, o objetivo deste artigo é abordar a Educação a Distância no Brasil sob os aspectos conceituais, histórico e legais. A metodologia adotada, em relação à natureza, é aplicada; quanto à forma de abordagem do assunto, é qualitativa; do ponto de vista de seus objetivos, é descritiva; e com relação aos procedimentos técnicos, é bibliográfica. Verificou-se que a Educação a Distância é entendida como modalidade de educação mediada pelas tecnologias de informação e comunicação, a fim de proporcionar a interação entre professor e estudante; que passou por momentos históricos, desde cursos por correspondência até aos nossos dias, por meio de cursos que usam a Internet; e que hoje, no Brasil, tal modalidade está largamente amparada em legislação específica. Concluiu-se que a Educação a Distância, no Brasil, é uma modalidade de educação que contribui para um ensino ampliado e que essa legitimação, através do amparo legal, foi um ponto fundamental para acabar com possíveis preconceitos a essa modalidade e inseri-la, oficialmente, no ensino brasileiro.

PALAVRAS-CHAVE: Educação a Distância. Concepções. Histórico. Legislação.

RESUMEN

La modalidad de Educación a Distancia se está utilizando cada vez más en la Educación Básica, Educación Superior y cursos abiertos, entre otros. Por lo tanto, el propósito de este artículo es abordar la Educación a Distancia en Brasil bajo los aspectos conceptuales, históricos y legales. La metodología adoptada, en su naturaleza, es aplicaca; en la forma de abordar el tema es cualitativa; del punto de vista de sus objetivos es descriptiva; y con respecto a los procedimientos técnicos, es bibliográfica. Se encontró que la Educación a Distancia es entendida como modalidad de educación mediada por las tecnologías de la información y comunicación con el fin de proporcionar la interacción entre el profesor y el estudiante; que pasó por momentos históricos, a partir de los cursos por correspondencia para el día de hoy, a través de cursos que utilizan Internet; y que hoy, en Brasil, esta modalidad es ampliamente apoyada por la legislación específica. Se concluyó que la Educación a Distancia, en Brasil, es una forma de educación que contribuye a una educación expandida y que essa legitimación, a través del apoyo legal, fue un punto clave para acabar con posible perjuicio de esta modalidad e insertarla, oficialmente, en la educación brasileña.

PALABRAS-CLAVE: Educación a Distancia. Concepciones. Historia. Legislación.

PDF


Conteúdo da revista

Pesquisa

Indexadores

  • LatIndex
  • LivRe!
  • LivRe!

Organização Sete de Setembro de Cultura e Ensino LTDA
Rua Vereador José Moreira nº 1000 - Perpétuo Socorro - CEP: 48603-004 - Fone/Fax: (75) 3501-0777 - Paulo Afonso - Bahia - Brasil