FASETE - Faculdade de Sete de Setembro

Revista Rios Eletrônica

Revista Eletrônica da Faculda Sete de Setembro - FASETE
ISSN 1982-055


Edição 2017 - n. 12

A PESQUISA NA PRÁTICA DOCENTE: Dilemas na contemporaneidade

Ana Cristina da Silva / Willian Lima Santos

RESUMO

A pesquisa em educação vem no decorrer dos anos sofrendo algumas alterações devido à própria conduta do homem, em um mundo cada vez mais competitivo e globalizado, num momento em que não basta apenas ser bom no que faz, mas por meio da pesquisa construir sua individualidade no universo profissional. O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a atuação do professor enquanto pesquisador de sua prática na contemporaneidade. Para tal, adotou-se como metodologia uma minuciosa revisão de literatura contextualizando a pesquisa em educação no Brasil, desde o seu surgimento até os dias atuais, enfatizando as dificuldades que o docente enfrenta diariamente em sala de aula, e a partir de outros aspectos que desmotivam o ato de pesquisar no âmbito escolar. Através deste estudo, foi possível perceber a real situação da prática docente e a acomodação do professor, logo, pesquisar torna-se algo que ele não adota no desempenho de suas atividades, indo de encontro ao que ele havia aprendido na teoria durante a sua formação. Também foi possível identificar a necessidade do professor está continuamente em processo de atualização do conhecimento, tendo em vista que as novas tecnologias estão, cada vez mais, acessíveis para a população.

PALAVRAS-CHAVE: Professor-pesquisador; prática docente; pesquisa.

ABSTRACT

The education research is, along the years, suffering some modifications due to man’s own behavior in a world increasingly competitive and globalized, in a moment that it is not enough to be good at what you do, but also, through the research, develop your individuality in the professional universe. The present article aims to reflect about the acting of teacher as a researcher of its own practice in contemporaneity. For this, the methodology adopted was a meticulous literary revision contextualizing the research about education in Brazil, since its emergence until present days, emphasizing the daily difficulties that teachers must face in classrooms, and also other aspects that may demotivate the act of researching in the school environment. Through this study, it was possible to perceive the real situation of the teaching practice and the demotivation of teachers, reason why researching becomes something they don’t adopt during the development of activities, contradicting what was learned during the higher education. It was also possible to identify the needing that teachers have of being in a constant process of actualization of their knowledge, given that new technologies are increasingly accessible for the population.

KEYWORDS: Researcher teacher; Teaching practice; Research.

PDF


Conteúdo da revista

Pesquisa

Indexadores

  • LatIndex
  • LivRe!
  • LivRe!

Organização Sete de Setembro de Cultura e Ensino LTDA
Rua Vereador José Moreira nº 1000 - Perpétuo Socorro - CEP: 48603-004 - Fone/Fax: (75) 3501-0777 - Paulo Afonso - Bahia - Brasil