FASETE - Faculdade de Sete de Setembro

Revista Rios Eletrônica

Revista Eletrônica da Faculda Sete de Setembro - FASETE
ISSN 1982-055


Edição 2017 - n. 12

A ADAPTAÇÃO COMO UM RECURSO PARA O ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE

João Gabriel Carvalho Marcelino / Edvania Ferreira dos Santos

RESUMO

Este trabalho refere-se ao estudo do uso de adaptações como uma ferramenta para auxiliar o ensino de Literatura no Ensino Médio Profissionalizante; modalidade que tem carga horária reduzida na disciplina de Língua Portuguesa, se comparada a modalidade mais comum do Ensino Médio. Possuindo o objetivo de aplicar as adaptações aliadas ao conteúdo previsto para as turmas na unidade escolar, a pesquisa tratou do hábito de leitura dos estudantes e professores, buscando caracterizar o contato e o conhecimento dos dois grupos em relação as adaptações, e, posteriormente, desenvolveu atividades relacionadas as adaptações que estabelecem paralelos com as escolas literárias discutidas. Para a pesquisa utilizamse os estudos de Hutcheon, Candido, Almeida, Sell, os Parâmetros curriculares nacionais, entre outros. Ao final, foi possível inferir que o uso de adaptações e de obras audiovisuais pode ser uma ferramenta importante na formação leitora, uma vez que a adaptação não utiliza somente de recursos textuais para compor sua obra, permitindo leituras críticas e comparativas entre obras originais e adaptadas, além poder ser um incentivador do hábito de leitura.

PALAVRAS-CHAVE: Adaptação. Leitura. Literatura. Ensino Profissionalizante.

ABSTRACT

This work refers to the study of the use of adaptations as a tool to assist the teaching of Literature in vocational high school, modality that has a reduced workload in the discipline of Portuguese language when compared to the most used modality in high school. Aiming to apply the adaptations allied with the content that is intended for the classes, the research cared about the reading habits of students and teachers, seeking to characterize the contact and knowledge of both groups about the adaptations and, posteriorly, developed activities related to adaptations that establish links with the discussed the literary schools. For the research, it is used the studies by Hutcheon, Candido, Almeida, Sell, the National Curricular Parameters, among others. Finally, it was possible to infer that the use of adaptations and audiovisual works can be an important tool for the formation of readers, once that the adaptation doesn’t utilize only textual resources to compose its work, allowing critical and comparative readings between the original and adapted works, besides, it can also be an incentive to the reading habit.

KEYWORDS: Adaptation. Reading. Literature. Vocational Education.

PDF


Conteúdo da revista

Pesquisa

Indexadores

  • LatIndex
  • LivRe!
  • LivRe!

Organização Sete de Setembro de Cultura e Ensino LTDA
Rua Vereador José Moreira nº 1000 - Perpétuo Socorro - CEP: 48603-004 - Fone/Fax: (75) 3501-0777 - Paulo Afonso - Bahia - Brasil