FASETE - Faculdade de Sete de Setembro

Revista Rios Eletrônica

Revista Eletrônica da Faculda Sete de Setembro - FASETE
ISSN 1982-055


Edição 2016 - n. 11

“O OBRIGADO É APENAS UM PAPEL FIXADO NO QUADRO DE AVISOS”: Fatores Organizacionais que Impactam a Motivação de Professores em Manaíra/PB

Gelvânio Antas Alves / Epitacio Nunes de Souza Neto

RESUMO

Motivação é uma força intrínseca que regula e sustenta ações e comportamentos humanos. Pode ser concebida como processo de tomada de decisão que, na situação de trabalho, impele os indivíduos a executar tarefas e a desempenhar atribuições a partir de suas capacidades e esforços pessoais. Por sua vez a gestão de pessoas se apresenta como área estratégica essencial ao gerenciamento dos recursos humanos, hoje considerado o maior patrimônio das organizações. Responsável por gerir os processos básicos de RH, atua também como mediadora e/ou facilitadora das relações interpessoais. Partindo desta perspectiva, este estudo busca analisar os fatores organizacionais que impactam a motivação de professores da rede pública de educação no município de Manaíra, no estado da Paraíba. O mesmo se configura como pesquisa etnográfica, do tipo experimental e de base qualitativa. O campo da pesquisa envolveu 23 profissionais com 05 a 35 anos de experiência na docência. A coleta de dados se deu através da observação participante e da aplicação de questionário. Os dados revelaram que a falta de reconhecimento profissional, a ausência de autonomia no trabalho, os baixos salários e a hierarquia adotadas pelas unidades de ensino, se revelam como principais fatores que influenciam negativamente a motivação dos trabalhadores da educação pública.

PALAVRAS-CHAVE: Motivação, Fatores organizacionais, Professores, Educação Pública.

RESUMEN

Motivación es una fuerza intrínseca que regula y sustenta acciones y comportamientos humanos. Puede ser concebida como proceso de tomada de decisión, que en la situación de trabajo, estimulará las personas a ejecutar tareas y desempeñar atribuciones desde sus propias capacidades y esfuerzos. A su vez la gestión de personas se presenta como área estratégica esencial al gerenciamiento de los recursos humanos, hoy consideradosel mayor patrimonio de las organizaciones. Responsable por la coordinación de los procesos básicos de RH, es también mediadora y/o facilitadora de las relaciones interpersonales.Desde esta perspectiva, esto estudio investiga los factores organizacionales que impactan la motivación de profesores del rede pública de educación en Manaíra, distrito de Paraíba. El mismo se configura como investigación etnográfica, experimental y base cualitativa. Su campo incluyó 23 profesionales con 05 a 35 años de experiencia en la docencia. La recolección de datos abarcó la observación participante y el cuestionario. Los datos señalan que la falta de reconocimiento profesional, la ausencia de autonomía en el trabajo, los bajos sueldos yla jerarquía adoptadas por las unidades de enseño, se traducen como principales factores que influenciannegativamente la motivación de los trabajadores de la educación pública.

PALABRAS CLAVE: Motivación, Factores organizacionales, Profesores, Educación Pública.

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