FASETE - Faculdade de Sete de Setembro

Revista Rios Eletrônica

Revista Eletrônica da Faculda Sete de Setembro - FASETE
ISSN 1982-055


Edição 2016 - n. 11

ESPAÇOS E AMBIÊNCIAS DA PRODUÇÃO SUBJETIVA E MATERIAL DA INFÂNCIA NO MUNICÍPIO DE PAULO AFONSO-BAHIA

Cristiane de Brito Moraes / Vinicius Silva Santos / Jacques Fernandes Santos

RESUMO

Esse trabalho tem como objetivo principal analisar os espaços da produção subjetiva e material da infância no município e Paulo Afonso- BA. Desse modo, esse estudo se aproximou de discussões relacionadas ao tratamento da infância e sua relação com desenvolvimento a partir dos espaços de socialização ligados ao lazer e a ludicidade infantil no contexto da cidade. A metodologia de pesquisa desse trabalho teve como base uma abordagem qualitativa, tratando-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, explicativa e básica. As técnicas utilizadas foram o registro fotográfico e questionário fechado. Os sujeitos desse cinquenta cidadãos pauloafonsinos, pais, parentes ou responsáveis por crianças oriundas do município. Os resultados demonstram que na cidade de Paulo Afonso existem espaços, quase sempre praças públicas que poderiam atender ao público infantil, todavia em sua maioria necessita de um olhar específico da gestão pública municipal, em nível de reforma, adequação ou cuidados básicos que permitam o acesso e apropriação de crianças em torno do lazer infantil. Por fim, é urgente a necessidade de ampliar a discussão e ações práticas que pensem efetivamente na criação de projetos, espaços e atrativos para promoção da infância no município de Paulo Afonso–Bahia.

PALAVRAS-CHAVE: Infância. Desenvolvimento infantil. Espaços Lúdicos. Paulo Afonso-Bahia.

RESUMEN

Este trabajotiene como objetivo principal analizarlosespacios de producción subjetiva y el material de lainfanciaenelmunicipio y Paul Afonso- BA. Por lo tanto, este estudio se acercó a lasdiscusiones relacionadas coneltratamiento de losniños y surelaciónconeldesarrollo de losespacios de socialización relacionados conelocio y elniñolo lúdico enel contexto de laciudad. El trabajo de esta metodología de investigación se basaenun enfoque cualitativo, enel caso de una investigaciónexploratoria, descriptiva, explicativa y básico. Las técnicas utilizadas fueronel registro fotográfico y uncuestionario cerrado. Los sujetos de este cincuentapauloafonsinosciudadanos, padres, familiares o tutores de losniñosdelmunicipio. Los resultados muestran que enlaciudad de Paulo Afonso hayespacios, lugares públicos a menudo que podrían atender a losniños, pero sobre todo necesitaun aspecto específico de laadministración pública municipal enelámbito de la reforma, ajuste o cuidados básicos para permitir elacceso y laapropiación de niños de todo eljuego de losniños. Por último, existe una urgente necesidad de ampliar lasacciones de debate y prácticos que enrealidadpiensan que lacreación de proyectos, espacios y atractivos para lapromoción de lainfanciaen Paulo Afonso-Bahía.

PALABRAS CLAVE: Infancia. El desarrollodelniño. Espacios lúdicos. Paulo Afonso- Bahia.

PDF


Conteúdo da revista

Pesquisa

Indexadores

  • LatIndex
  • LivRe!
  • LivRe!

Organização Sete de Setembro de Cultura e Ensino LTDA
Rua Vereador José Moreira nº 1000 - Perpétuo Socorro - CEP: 48603-004 - Fone/Fax: (75) 3501-0777 - Paulo Afonso - Bahia - Brasil