FASETE - Faculdade de Sete de Setembro

Revista Rios Eletrônica

Revista Eletrônica da Faculda Sete de Setembro - FASETE
ISSN 1982-055


Edição 2015

PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA

Willian Lima Santos / Mirianne Santos de Almeida

RESUMO

O artigo tem como objetivo principal evidenciar as perspectivas e desafios do estágio supervisionado para os acadêmicos do curso de Pedagogia da Faculdade do Nordeste da Bahia – FANEB, situada no nordeste baiano, na cidade de Coronel João Sá, levando em conta que o exercício do estágio é obrigatório para a obtenção do certificado final do curso e consta na grade curricular. A pesquisa norteou-se através de análises bibliográficas, seguindo a ideia de alguns autores que abordam a importância do estágio supervisionado para a formação profissional. O trabalho está estruturado de acordo com as experiências vivenciadas pelos próprios acadêmicos da referida instituição. Através dessa pesquisa pudemos observar a necessidade de um olhar pedagógico que seja capaz de acolher os futuros pedagogos atendendo suas perspectivas e anseios quanto a sua formação. No decorrer do trabalho sentimos a necessidade de aplicar um questionário para os graduandos que tenham vivenciado todas as etapas de estagio supervisionado.

PALAVRAS-CHAVE: Estágio supervisionado; Perspectivas e desafios; Formação profissional.

ABSTRACT

The article aims to evidence the perspectives and challenges of the supervised internship for the students of the degree in Pedagogy of the Faculdade do Nordeste da Bahia – FANEB, located in the northeast of Bahia, in the city of Coronel João Sá, considering that the exercise of internship is obligatory to obtain the academic degree and that it appears in the curricular grating. The research is guided through bibliographical analysis, following the idea of some authors who approach the importance of supervised internship to the professional formation. The work is structured according to the experiences lived by the academics of the referred institution. Through this research, we could observe the necessity of a pedagogical looking that is capable of receiving the future pedagogues answering their perspectives and longings about their formation. During the realization of this work, we felt the necessity of applying a questionnaire for the graduation students who have experienced all the stages of supervised internship.

KEYWORDS: Supervised internship. Perspectives and challenges. Professional formation.

PDF


Conteúdo da revista

Pesquisa

Indexadores

  • LatIndex
  • LivRe!
  • LivRe!

Organização Sete de Setembro de Cultura e Ensino LTDA
Rua Vereador José Moreira nº 1000 - Perpétuo Socorro - CEP: 48603-004 - Fone/Fax: (75) 3501-0777 - Paulo Afonso - Bahia - Brasil