FASETE - Faculdade de Sete de Setembro

Revista Rios Eletrônica

Revista Eletrônica da Faculda Sete de Setembro - FASETE
ISSN 1982-055


Edição 2015

SITUAÇÕES-PROBLEMA COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Fábio Henrique Gonçalves Conceição / Maria Josefa de Menezes Almeida

RESUMO

O presente estudo tem como objetivo apresentar as situações-problema como uma das perspectivas metodológicas para a educação matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) – ensino fundamental. O estudo foi baseado na experiência pedagógica desenvolvida numa Escola Pública da Rede Federal de Ensino, através do Projeto “Letramentos Múltiplos para EJA (Proext-MEC- Sisu/2014)”, coordenado pelo Grupo de Pesquisa Saberes Escolares e Práticas Educativas para a Educação de Jovens e Adultos (Seppeja/UFS/CNPq). Metodologicamente, desenvolve-se um estudo exploratório-descritivo sobre a aplicação das situações-problema como ferramenta metodológica para conduzir o processo ensino-aprendizagem de alunos da EJA, almejando atingir o objetivo de caracterizar a estratégia como elemento de contribuição para a aprendizagem matemática, a partir das situações-problema contextualizadas culturalmente. Na oportunidade, foi possível observar a inclusão dos alunos em espaço interativo de aprendizagem com maior frequência que o habitual; identificada a promoção de novo canal de desenvolvimento cognitivo a despertar o interesse e senso crítico do aluno em relação à referida disciplina escolar.

PALAVRAS-CHAVE: Educação de Jovens e Adultos. Educação matemática. Situação-problema.

ABSTRACT

The present study has as objective to present the problem situations as one of the methodological perspectives for the teaching of mathematics in adult education-elementary school. The study was based in the pedagogical experience developed in federal school, through the project “Multiple Literacies for Adult Education (Proext-MEC-Sisu/104)”, coordinated by the Research Group School Knowledges and Educational Practices for the Adult Education (Seppeja/UFS/CNPq). Methodologically, it is developed an explorative-descriptive study about the application of problem situations as a methodological tool to conduce the process of teaching and learning of students in adult education, seeking to reach the objective of characterizing the strategy as an element of contribution for the learning of mathematics, through the problem situations culturally contextualized. In this opportunity, it was possible to observe a more frequent inclusion of students in an interactive space of learning; identified the promotion of a new fountain of cognitive development to arouse the interest and the critical thinking of the students about the referred school subject.

KEYWORDS: Adult education. Mathematics education. Problem situations.

PDF


Conteúdo da revista

Pesquisa

Indexadores

  • LatIndex
  • LivRe!
  • LivRe!

Organização Sete de Setembro de Cultura e Ensino LTDA
Rua Vereador José Moreira nº 1000 - Perpétuo Socorro - CEP: 48603-004 - Fone/Fax: (75) 3501-0777 - Paulo Afonso - Bahia - Brasil