FASETE - Faculdade de Sete de Setembro

Revista Rios Eletrônica

Revista Eletrônica da Faculda Sete de Setembro - FASETE
ISSN 1982-055


Edição 2015

O LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: perspectivas institucionais e adoção nas escolas públicas de Campina Grande-PB

Tiago Marques Sampaio / Sérgio Luiz Malta de Azevedo

RESUMO

Atualmente, mesmo após o surgimento de diversas tecnologias, o livro didático permanece como o recurso pedagógico mais utilizado no processo de ensino-aprendizagem. Desse modo, surge a necessidade do desenvolvimento de pesquisas que analisem os critérios utilizados durante o processo de elaboração e utilização do livro didático. Nesse contexto, esse trabalho busca analisar as perspectivas institucionais na participação da produção, distribuição e adoção dos livros didáticos do ensino médio de Geografia, nas escolas públicas estaduais de Campina Grande-PB. Para a realização dessa pesquisa partimos de uma revisão bibliográfica acerca da temática e também realizamos uma coleta de dados em campo, buscando verificar as coleções adotadas nas escolas públicas estaduais de ensino médio. Em seguida construímos mapas com a espacialização das informações coletadas através do software ArcGis. Por fim, analisamos a coleção mais adotada através dos critérios oficiais de avaliação, como também a partir de critérios estabelecidos por Pontuschka et al. (2007). O resultado desta pesquisa mostra que, em Campina Grande, a adoção dos livros didáticos de Geografia ocorre de maneira diversificada e que o livro mais adotado está em consonância com os critérios de avaliação oficiais e alternativos. Entretanto, constatamos que seu uso como instrumento pedagógico é falho e precisa ser revisto. Daí, por que, a nossa expectativa de que esse trabalho oportunize novas reflexões acerca da utilização do livro didático na prática pedagógica.

PALAVRAS-CHAVE: Geografia, livro didático, ensino.

ABSTRACT

Presently, even after the appearance of many Technologies, the textbooks remain as the pedagogical resource most utilized in the teaching and learning process. This way, emerges the necessity of developing researches that analyses the criteria utilized during the process of elaboration and utilization. In this context, this work aims to analyze the institutional perspectives in the participation of the production, distribution and adoption of the Geography textbooks in the state high schools of Campina Grande-PB. For realizing this research, we start through a bibliographical revision about the theme and is, realized a data research in field, seeking to verify the collections adopted in the state high schools. Then, we construct maps to spatialize the collected information through the software ArcGis. Finally, we analyze the most adopted collection through the official criteria of evaluation, as also through the official and alternative criteria. However, we observe that its utilization as a pedagogical instrument is flawed and needs to be revised. Hence why our expectative that this work may cause new reflections about of the utilization of textbooks in the pedagogical practice.

KEYWORDS: Geography. Textbook. Teaching.

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