Bolsas e Linhas de Crédito

VII SENFFA debateu temas relevantes e instigou participantes

- Natália Cleuber | Dep. Comunicação

A VII Semana de Enfermagem da Fasete, a SENFFA, aconteceu de 16 a 19 de maio e contou com a participação de estudantes do curso, egressos e profissionais da área.

As palestras do evento trouxeram temas atuais e instigantes, como a que foi ministrada pelo professor Márlon Vinícius Almeida (Univasf), que tratou sobre a “Diversidade sexual e acesso aos serviços e tecnologias no Sistema Único de Saúde (SUS): o papel da Enfermagem”.

De acordo com o professor, o direito à saúde para a classe LGBT não é adequado. Durante sua explanação, ele mostrou uma pesquisa e exemplificou situações onde muitos homossexuais e bissexuais passam por constrangimento durante o acolhimento do Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente quando o nome civil do indivíduo não condiz com o nome social, caso comum entre os transexuais.

A palestra da professora Jorada Brock (UFBA) também trouxe exemplos impactantes do quanto as mulheres ainda são vítimas dos mais diversos tipos de agressão por parte dos seus parceiros. De acordo com pesquisa mostrada pela palestrante, são recebidos, pelo Dique 180, cerca de 383 denúncias diárias de mulheres que sofrem algum tipo de violência, totalizando aproximadamente 140 mil denúncias por ano.

Jordana também falou que existe dificuldade, por parte do SUS, de identificar os casos de agressão, seja pela omissão por parte da própria agredida, seja pelo despreparo profissional enfermeiro em perceber a situação, seja pela falta de tempo desse mesmo funcionário em preencher ficha compulsória, enfim, de acordo com Jordana, são diversas as questões que podem impactar no não acompanhamento desses casos que podem, posteriormente, chegar ao óbito das mulheres.

Os minicursos da VII SENFFA foram bastante elogiados pelos participantes tanto pela qualidade como pelo aspecto prático em relação a atividade de Enfermagem.

E para abordar o panorama da profissão uma mesa redonda reuniu profissionais da Enfermagem, para debater com os espectadores da SENFFA os desafios da carreira e as vivências.

Por fim, a Semana de Enfermagem levou à população, através da Feira de Saúde, no Mercado Municipal de Paulo Afonso, serviços como glicemia capilar, aferição de pressão e deram orientações à população sobre bons hábitos de vida.

Crédito: Fotos das palestras do dia 16/05/18 por Rafael Nunes.