Bolsas e Linhas de Crédito

Professoras do curso de Psicologia são aprovadas em Doutorado na UFPB

- Natália Cleuber | Dep. Comunicação

É com enorme satisfação que o curso de Bacharelado em Psicologia da Fasete divulga a aprovação de duas professoras do seu corpo docente no Doutorado em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

As professoras Franciane Fonseca Teixeira Silva e Luiza Lins Araújo Costa, ambas psicólogas, pós-graduandas em Psicodrama pela Clínica-escola PROFINT, em Aracaju/SE, e mestras em Psicologia Social pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), sabem a importância dessa conquista para a carreira acadêmica que escolheram.

Conquistar a aprovação no Doutorado em Psicologia Social exigiu que as professoras passassem por 4 etapas eliminatórias e, dos 42 inscritos para ocuparem as 35 vagas do Doutorado, apenas 23 foram aprovados. E, entre estes, estão as docentes Franciane e Luíza.

A linha de pesquisa de Franciane é “Psicologia Social da saúde e do trabalho”, tendo como objeto de estudo familiares de dependentes químicos, onde a doutoranda se debruçará sobre as percepções de preconceitos e vulnerabilidades e sobre as estratégias de enfrentamento e resiliência.

“Para mim foi um desafio, uma superação, um sonho. Sempre sonhei com a área acadêmica, então essa aprovação é uma conquista que veio como fruto de muito estudo”, comemorou a professora Franciane.

Já a professora Luiza terá como linha pesquisa “Psicologia Social dos valores e das desigualdades sociais”, tendo como objeto de estudo adolescentes em conflito com a Lei, estudando aspectos como preconceito e discriminação com este grupo.

“É uma realização pessoal e profissional porque representa uma etapa crucial para quem quer seguir a carreira docente. Foi difícil, mas valeu cada sacrifício até aqui”, celebrou Luiza.

Pelo incentivo que receberam, as professoras fizeram questão de agradecer aos seus alunos e à coordenadora do curso de Psicologia da Fasete, a professora mestra Ana Patrícia Amaral.