Bolsas e Linhas de Crédito

Enfermagem

Em Praça Pública, Enfermagem leva informação sobre amamentação e parto humanizado

- Dep. Comunicação
Estudantes do 5º período de Enfermagem da Fasete.

Estudantes do 5º período de Enfermagem da Faculdade Sete de Setembro realizaram uma atividade de educação em saúde na Praça das Mangueiras, importante espaço do Centro de Paulo Afonso.

No stand decorado com fotos de mães amamentando, estudantes receberam mulheres e gestantes que passavam pelo local para dar informações sobre a importância da amamentação e do parto humanizado. Tudo de forma lúdica, em uma bancada, jogos testavam o nível de conhecimento sobre os temas, em outra, eram dadas orientações sobre a forma correta de amamentar, entre outras.

O músico Thiago Sandes esteve no local com a esposa e a filho, um bebê de colo, e ficou atento as explicações. “Muito interessante a atividade aqui, informações indispensáveis para qualquer família” – comentou.

Segundo a professora da Fasete, Jamile Daltro, no Brasil a média de aleitamento é de apenas 54 dias, quando o indicado pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde é de 6 meses. “Isso se dá por conta de muitos mitos de que: meu leite é fraco, o bebê ainda está com fome, a intenção dos alunos aqui hoje é desfazer esses mitos, dizer que o corpo da mulher está pronto e os benefícios para ela e para a criança do aleitamento materno”, destaca.

O trabalho de Jamile, juntamente com outras mães e profissionais, pelo parto humanizado, contra a violência obstétrica já rendeu frutos. O maior hospital da cidade passou a respeitar a lei que permite acompanhante durante o parto.

Para Brenda Oliveira, estudante de Enfermagem da Fasete, “esse tipo de atividade é muito importante porque desenvolve nosso senso profissional de como atuar na educação em saúde, o que é primordial para que possamos passar a informação correta”, destaca.