Bolsas e Linhas de Crédito

Biomedicina

Divulgação científica de ponta marca III EBVALE [EBVALE]

- Dorisvan Lira | Dep. de Comunicação
Palestrantes e participantes do EBVALE.

Terminou no último sábado, dia 10, a terceira edição do Encontro de Biomedicina do Vale de São Francisco (EBVALE), o evento que reuniu estudantes e profissionais para debater o tema "Biomedicina com novos horizontes: Ciência e saúde com excelência", através de palestras e minicursos.

Uma das marcas desta edição foi a divulgação de pesquisa científica de ponta, graças a participação de pesquisadores do programa de doutorado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Eles apresentaram novidades e detalhes de trabalhos na área de hematologia, descoberta de novos fármacos, hemoglobinopatias, prevenção e tratamento molecular do câncer e a importância da evidência científica em saúde.

A doutoranda Priscila Oliveira e palestrante do EBVALE falou de sua participação no evento. “Quero agradecer o convite, porque divulgar ciência deve ser a missão de quem quer fazer ciência. Minhas expectativas foram atendidas, enquanto houver alunos interessados temos que estar apostos a divulgar aquilo que a gente sabe fazer e deixá-los a par dos desafios de fazer ciência, de ser biomédico, uma profissão ainda jovem”, declarou a pesquisadora.

Juntamente com Priscila, os doutorandos da UFPE, Pablo Cardoso, Renata Santos, Giwellington Albuquerque, Pedro Neto e Jéssica Batista trouxeram importante colaboração nesta edição do EBVALE.

Entre os estudantes que participaram do encontro também foram destacados elogios a qualidade do evento. Na visão da acadêmica de Biomedicina da Fasete, Milena Freire, - “ As atividades foram muito proveitosas, em especial os minicursos com a participação dos professores da UFPE e daqui da Fasete, na minha avaliação e de outros colegas, tanto a parte teórica como a prática foram muito proveitosas” ressaltou Milena.

Na avaliação de Ilton Palmeira, coordenador do curso de Biomedicina da Fasete e organizador do evento, “O EBVALE foi um momento de grande prazer por poder compartilhar as experiências e conhecimento científico, com aqueles que são a nata da ciência que são doutores e mestres em suas áreas. E eles estarem aqui com os acadêmicos de Biomedicina é um momento prazeroso e cativante”, destacou o coordenador.