FASETE - Faculdade de Sete de Setembro

Busca Buscar

Bolsas e Linhas de Crédito

Letras

Entenda como funciona a faculdade de Letras

- Natália Cleuber | Dep. de Comunicação

O curso superior de Letras tem duração entre 7 ou 8 semestres (totalizado 3 anos e 6 meses ou 4 anos) e é ofertado tanto nas habilitações de Licenciatura como de Bacharelado, nas modalidades presenciais ou à distância.  Se você gosta de estudar a Língua Portuguesa e a Literatura, esse curso é indicado para você!

 

Faculdade de Letras, como funciona?

Disciplinas que buscam capacitar o aluno a ler, interpretar e produzir textos compõem a grade curricular de Letras. A Língua Portuguesa é ensinada de forma bastante completa no curso de Letras, estudando conceitos gramaticais, como o idioma foi construído e analisando produções literárias.

A Faculdade de Letras, independentemente da habilitação ou do idioma escolhido, promove um estudo aprofundado sobre as estruturas linguísticas e teorias literárias.

 

Conheça algumas das principais disciplinas do curso de Letras e o que se estuda em cada uma delas:

1. Linguística

Expõe alguns aspectos essenciais da linguagem verbal, sua variedade, funções, origens, preconceitos linguísticos e sua relação com a sociedade. Estuda os aspectos históricos e o processo de evolução das línguas românicas a partir do Latim.

Introduz as teorias gramaticais, os diversos tipos de gramática e abordagens do fenômeno gramatical.

2. Literatura Ocidental

Traz alguns textos clássicos da literatura ocidental e promove a leitura e a discussão destes livros. São estudadas obras de diferentes épocas e estilos com o objetivo de verificar e analisar a evolução dos gêneros literários, assim como o seu legado.

3. Leitura e Produção de Texto

Tem o objetivo de desenvolver habilidades e estratégias de leitura e produção de textos, construindo um estilo próprio de escrita.

Traz alguns temas como: tipos de textos (narrativos, argumentativos, descritivos, etc.), mecanismos de produção textual, recursos de argumentação, emprego de expressões, estruturação da frase e pontuação.

4. Teoria da Literatura

Refere-se à natureza do discurso literário e o conceito de literatura. As disciplinas da área de Teoria da Literatura possuem o objetivo de analisar criticamente textos literários, fazendo uma relação entre estes escritos, a cultura da época em que foram produzidos e a cultura atual.

5. Fonética e Fonologia

Estuda a construção sonora das palavras, nosso aparelho fonador e os sons que produzimos. Esta disciplina traz conceitos básicos sobre fonologia, processos fonológicos, formação de fonemas, entonação e transcrição fonética de variações de um mesmo idioma.

6. Morfologia e Sintaxe

Compreende o estudo da estrutura, formação e classificação das palavras, bem como sua colocação e função dentro de uma frase. São estudados os conceitos de: substantivo, verbo, adjetivo, advérbio, pronome, artigo e interjeições, além do papel que cada um exerce na construção de frases.

Um dos objetivos desta disciplina é identificar semelhanças e diferenças da morfossintaxe do português em relação a outros idiomas.

7. Semântica

Explica o significado das palavras ou expressões em um determinado contexto. Também estuda e analisa as mudanças que ocorrem no sentido das formas linguísticas devido a fatores como o tempo ou o espaço geográfico.

8. Literatura Brasileira

Estuda as origens e transformações da literatura brasileira, desde os relatos dos descobridores e colonizadores até as obras literárias de hoje. São vistos diversos autores clássicos, sua vida e obra.

9. Sociolinguística

Trata da linguagem em um contexto social, estuda suas variações e mudanças. Aborda temas como: conceitos de idioma e dialeto, causas e complicações das variações linguísticas, transformações fonéticas, etimologia popular, processos de padronização da língua, empréstimos e interferências de outros idiomas, entre outros.

Para o acadêmico de Letras, é essencial a realização de estágios, por isso, ao decorrer do curso, há estágios supervisionados. Para concluir a graduação é necessário apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.

Mas, além de compreender como funciona a faculdade de Letras, é importante avaliar o seu perfil e saber se há, de fato, uma identificação com o curso.

É essencial gostar de ler e escrever para quem deseja seguir carreira em Letras. Esse profissional também deve ter interesse por literatura.

Comunicação eficiente e eficaz é importante para aqueles que optam por uma carreira acadêmica ou pretendem trabalhar como intérpretes. Poder de concentração, organização e disciplina são fundamentais para quem deseja trabalhar com pesquisa ou tradução.

O profissional de Letras deve estar atento às modificações do idioma, pois a língua falada e escrita sofre alterações ao longo dos anos.

 

O que o profissional de Letras faz?

O profissional de Letras – Língua Portuguesa pode atuar no Ensino Fundamental e Médio, na área de Português como língua materna. No entanto, graças aos conhecimentos adquiridos na área de linguagem e literaturas de língua portuguesa - brasileira, ao profissional de Letras abre-se uma variada e eventual gama de oportunidades profissionais, sobretudo aquelas que exigem redação própria de qualidade: editoração e revisão de textos, secretariado, assessoria cultural, centro de documentação, normalização terminológica, entre outras.

 

Faculdade de Letras voltado para LIBRAS

Na Faculdade Sete de Setembro – FASETE, em Paulo Afonso/BA, o curso de Letras é ofertado com a habilitação em Licenciatura, com duração de 7 semestres (3 anos e seis meses). O curso é um dos mais antigos da Faculdade, possui conceito 4 junto ao Ministério da Educação – MEC, numa escala que vai de 1 a 5.

O curso de Letras da Faculdade Sete de Setembro também tem sido estrelado, por anos consecutivos, pelo Guia do Estudante da Editora Abril, como um dos melhores cursos do país, recebendo 3 estrelas em cada edição que foi premiado.

A FASETE é uma das dez instituições em todo o país a oferecer o curso de Letras voltado para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Com essa habilitação, o licenciado pode dar aulas em escolas da educação básica para alunos surdos, além de orientar currículos sobre a metodologia de ensino da Língua Portuguesa para esse público.

 

 

Mercado de Trabalho

O principal campo de trabalho para o licenciado em Letras está nas escolas de ensino fundamental e médio. Mas também há espaço em editoras de jornais e revistas, agências de marketing e de publicidade, para fazer a preparação de originais e para revisar textos.

Algumas das funções do profissional de Letras:

- Ensinar em escolas de ensino fundamental e médio;

- Trabalhar em editoras;

- Analisar e revisar a ortografia e gramática textual;

- Assessorias e consultorias;

- Redigir textos ou realizar processos de formação;

- Ensinar e orientar currículos para alunos surdos.

 

Na FASETE é ofertado o conhecimento e domínio dos conteúdos específicos lecionados nas diversas etapas da educação básica e das metodologias e tecnologias a eles associados, bem como o desenvolvimento de habilidades para a condução dos demais aspectos implicados no trabalho coletivo da escola. A finalidade do curso de Letras da FASETE é formar profissionais que possam, efetivamente, promover mudanças na educação direcionada às séries finais do ensino fundamental e no ensino médio.

Quer saber mais sobre como funciona a faculdade de Letras? Assine nosso newsletter e receba informações.

Leia Mais

1 até 9 de 231 Próximo »   Último »
Credenciada: FIES Prouni
Associada:
  • ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância
  • ABMES - Associação Brasileira de Montenedoras de Ensino Superior
  • Crea-BA: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia
  • MUTUA - Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA