Biomedicina

1ª Feira de Saúde do curso de Biomedicina leva informação para vários pontos da cidade

- Dorisvan Lira e Natália Cleuber | Dep. Comunicação

Entre os dias 23 e 25 de novembro, o curso de bacharelado em Biomedicina da Fasete promoveu a sua 1ª Feira de Saúde. O evento ocorreu de maneira itinerante em vários pontos da cidade levando informação e testes rápidos para detectar doenças.

“Um dos objetivos foi mostrar o papel do Biomédico na sociedade, sua atuação e os campos de trabalho”, explica doutorando Ilton Palmeira, coordenador do curso de Biomedicina e organizador da Feira.

A atividade contou com a participação de dezenas de estudantes de Biomedicina, assim como, profissionais já formados pela Fasete, além da orientação e apoio dos professores do curso.

No dia 23, a primeira etapa do projeto aconteceu na 1ª CIA de Infantaria do Exército, onde foi realizada uma palestra sobre a prevenção e identificação das IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e foram realizados, em parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CETA) de Paulo Afonso, mais de 180 testes rápidos para HIV e Sífilis, ao longo de todo o dia.

O Tenente Álvaro, médico da 1ª CIA, destacou a importância da ação - “A atividade é fundamental, pois a maioria dos militares estão no primeiro ano de serviço para a CIA, com uma faixa etária de jovens entre 18 e 20 anos de idade, e nós sabemos que essa faixa é uma das mais expostas, então, ter esse reforço é muito bom”, disse o Tenente evidenciado que a Fasete é uma grande parceira da Infantaria.

Na sexta-feira, 24, foi vez da Feira de Saúde – Biomedicina chegar ao Centro da cidade Paulo Afonso. Na praça do Acarajé, uma das mais movimentadas do município, vários serviços foram disponibilizados para a população: testes rápidos de HIV e Sífilis, aferição da pressão arterial e glicose sanguínea eram realizados de graça.

O encerramento ocorreu no sábado no Espaço Cultural Raso da Catarina. Desta vez, a Feira de Saúde ocorreu em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) que realizava a III ExpoBio – dando destaque ao Bioma Caatinga.

Além dos exames, banners com informações sobre agrotoxicologia foram expostos por estudantes da FASETE.

“Nossos acadêmicos exerceram um papel fundamental nesta atividade, foi uma semana cansativa de muito trabalho, mas extremamente gratificante por tudo que realizamos em termos de prestação de serviço à sociedade”, destacou a professora Dra. Talita Melo.

A comunidade da Faculdade Sete de Setembro parabeniza a coordenação, professores, estudantes e profissionais envolvidos nesta importante iniciativa de promoção da saúde pública.