Biomedicina

Projeto leva informação sobre perigo dos agrotóxicos e serviços de saúde em Petrolândia (PE)

- Dorisvan Lira | Dep. de Comunicação

Não há distâncias para a determinação e o compromisso dos estudantes e professores da Faculdade Sete de Setembro. Através dos projetos de extensão e com apoio da faculdade e entidades parceiras, as ações desenvolvidas impactam a vida centenas de pessoas.

No último sábado, 18, foi a vez da comunidade rural Ico- Mandantes, em Petrolândia (PE), distante quase 100 km de Paulo Afonso, receber mais uma atividade de extensão.

Desta vez, estudantes do 1º, 5º e 6º períodos de Biomedicina da FASETE levaram informação sobre Ecotoxicologia, para tratar dos perigos do uso descuidado dos agrotóxicos e alternativas para o controle de pragas.

O projeto foi organizado pelos professores Evelin Antonieli, Kaline Silva e Ricardo Marques em parceria com a prefeitura municipal, através da Secretaria de Saúde. Nele os acadêmicos realizaram diversas atividades no posto administrativo municipal de Ico-Mandantes.

“Nossa participação aqui foi interessante, pudemos tratar de vários temas como a potabilidade da água, além do tema geral, que foi o cuidado com o uso dos agrotóxicos que podem prejudicar a saúde humana quando não forem bem manuseados” – comentou Juliana Novaes, estudante do 6º período.

Através de palestras, stands e maquetes expuseram informações sobre adubo orgânico, horta sustentável, água potável e os cuidados com a preservação ambiental e com o manejo de agrotóxicos para prevenir danos à saúde.

Além disso, os alunos, sob supervisão das professoras Kaline e Evelin, realizaram a coleta de sangue para exames de PSA, ação enfática do novembro azul na prevenção da câncer de próstata; e de acetilcolinesterase, importante para indicar a toxicidade crônica de agrotóxicos. Os exames serão processados pela Secretaria de Saúde de Petrolândia.

O público atendido foi formado em sua maioria por homens, atentos aos cuidados com a saúde no Novembro Azul. Segundo a organização, cerca de 160 pessoas foram atendidas no evento.

Pessoas como o senhor Marcondes Freire, mecânico hidráulico, ele chegou às 5 da manhã para garantir atendimento e destacou a atuação dos alunos da FASETE. “Eu achei muito importante esse trabalho, tudo muito bem organizado e o atendimento por parte dos alunos da FASETE foi sem igual”.

“Essa é uma atividade onde pudemos integralizar os conceitos de sala de aula com a parte prática. É um momento muito proveitoso para ambos, tanto alunos como a comunidade atendida através dos serviços prestados e da divulgação de informação” – avaliou o professor Ricardo Marques.