Biomedicina

Em Delmiro Gouveia, estudantes da FASETE realizam Feira de Combate ao Diabetes

- Dorisvan Lira | Dep. de Comunicação
Equipe multidisciplinar de estudantes da FASETE que realizaram a Feira de Combate ao Diabetes.

Estudantes da Faculdade Sete de Setembro promoveram na manhã da última quinta-feira, 16, uma Feira de Combate ao Diabetes. A atividade aconteceu na Escola Municipal Maria Dulce Feitosa, na cidade de Delmiro Gouveia (AL).

Na quadra da unidade escolar, estudantes de Biomedicina, Enfermagem e Psicologia falaram sobre como prevenir e tratar o Diabetes. Segundo pesquisas, o número de brasileiros diagnosticados com diabetes cresceu 61,8% nos últimos 10 anos, passando de 5,5% da população em 2006 para 8,9% em 2016 (veja fonte). Dados que fazem elevar a preocupação com a doença e seu avanço.

Natália Morais, estudante do 4º período de Biomedicina da FASETE - com orientação da professora Dra. Talita Meriele Melo - organizou com amigos da faculdade a Feira que atendeu cerca de 80 pessoas da comunidade escolar do bairro Eldorado.

“O mais legal dessa Feira de Combate ao Diabetes é que houve uma interdisciplinaridade, nós conseguimos recrutar um número significativo de estudantes de Psicologia, Enfermagem e Biomedicina, 18 ao todo. E trabalhamos juntos para trazer informações que são cruciais para o diagnóstico e tratamento do Diabetes para a população”, destaca Natália.

Além da palestra, os estudantes realizaram exames de glicemia, aferição da pressão arterial, IMC (Índice de Massa Corpórea) e stands sobre o perigo da quantidade de açúcar nos alimentos e aqueles que são saudáveis e ajudam a prevenir o diabetes.

Josélia Barbosa, diretora da unidade escolar, aprovou a ação organizada pelos estudantes. “Foi gratificante receber essa atividade, sempre que há alguma ação que vai ser boa para a comunidade nós abrimos as portas. E quando houver outras oportunidades queremos contar com os estudantes da FASETE”, frisou.

Orientadora da atividade, a profesora Dra. Talita acompanhou de perto o evento e destacou a importância do projeto. “As estudantes estão de parabéns pela atitude delas de organizar essa atividade. É uma honra pode orientar essa atividade e representar a Faculdade Sete de Setembro. Essa ação foi muito importante para a sociedade, para a saúde pública e acredito que o objetivo é esse dos cursos de saúde, promover o bem social”.

“Queremos agradecer pelo apoio da FASETE, da Prefeitura Municipal de Delmiro Gouveia, através da Secretaria de Saúde, e o patrocínio do Laboratório São Francisco, da Farmácia Deus é fiel e da empresa Eletro Portas de Paulo Afonso” – concluiu Natália que já planeja novas ações com a equipe.