Biomedicina

Biomédicos em Ação realizam palestra sobre o câncer na Aldeia Pankararu

- Natália Cleuber | Comunicação

Sendo os tipos de cânceres mais comuns entre as mulheres e entre os homens, o Câncer de Mama e o Câncer de Próstata ganham destaque internacional nos meses de outubro e novembro, respectivamente, em campanhas de cunho preventivo e de conscientização.

Por isso, a atividade do curso de bacharelado em Biomedicina da Fasete, Biomédicos em Ação, realizam, anualmente, ações voltadas para levar informação sobre o assunto.

Sendo assim, as alunas do 4º período do curso, Milena Roberta, Karollayne Silva e Flávia Steffany – acompanhadas pelo coordenador do curso de Biomedicina, Ilton Palmeira - separaram o dia 31/10 nas suas agendas para realizarem uma visita à Aldeia Pankararu, situada em Jatobá/PE, próximo a Paulo Afonso. A primeira intervenção do dia foi levar informações sobre o Câncer de Mama às mães das crianças acompanhadas pela Pastoral da Criança.

A responsável pela Pastoral, Maria Cleide, que atualmente atende 32 crianças, disse que a ida das alunas à aldeia é muito importante – “O nosso povo precisa se atentar mais sobre essas doenças”. Na oportunidade também foram distribuídos brinquedos e servido um lanche para as crianças.

A Jacineide da Conceição, 28, mãe de quatro filhos, comentou a respeito da palestra sobre o Câncer de Mama– “É importante para a gente se orientar e reagir o mais rápido possível. Eu tive um nódulo que sumiu, então para mim foi superimportante aprender sobre o autoexame”.

Duas escolas da aldeia também receberam os Biomédicos em Ação. Na oportunidade, alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio puderam ouvir sobre o surgimento do Outubro Rosa e Novembro Azul e as formas de prevenção, diagnóstico, tratamento e prognóstico dos tipos de cânceres trabalhados em ambas as campanhas.

“A maioria dos jovens não dá muita importância para a prevenção dessas doenças, mas é essencial que fiquemos atentos, pois aqui na Aldeia estamos tendo muitos casos de câncer e de óbito divido à doença”, alertou a professora Elisabete de Jesus.

Para as alunas Flávia, Karolayne e Milena, todo o esforço vale à pena, pois elas sabem o quanto essas comunidades precisam desse tipo de informação e atenção.