Acadêmica de Enfermagem cria aplicativo sobre saúde para adolescentes

- Dorisvan Lira | COMUNICAÇÃO
Dayane (a 4ª da direita para a esquerda) no lançamento do aplicativo na Casa das Juventudes, em Petrolândia (PE).

A vida das pessoas se tornou cada vez mais digital, tendo como principal símbolo o smartphone com seus aplicativos. Uma realidade incorporada, ainda mais cedo, pelas novas gerações – em especial os adolescentes e jovens.

Atenta a essas mudanças nos hábitos, a estudante do 10º período de Enfermagem da Faculdade Sete de Setembro (Fasete), Dayane Avelino, criou um aplicativo batizado de ‘Suporte ao Adolescente’ que traz informações sobre a saúde da faixa etária dessa turma ávida por informação.

“O aplicativo tem como objetivo a construção de estilos de vida saudáveis, diminuindo os riscos que permeiam a fase da adolescência, oferecendo uma educação em saúde continuada, o qual irá contribuir para que vivam uma adolescência mais saudável”, explica Dayane a respeito do App desenvolvido por Ailudy Nascimento e que conta com outros colaboradores.

O projeto foi apresentado na Casa das Juventudes de Petrolândia (PE) na última sexta-feira, 22/09, onde 250 adolescentes estão cadastrados e participam de outras ações sociais.

Segundo Dayane a ideia surgiu a partir do tema escolhido para sua monografia:  ADOLESCENTE X ATENÇÃO À SAÚDE: PERCEPÇÃO, PROBLEMÁTICA E INTERVENÇÃO, que tem como orientador o professor, Fabiano Mendes de Menezes. Ela notou em seus estudos “a carência e as dificuldades dos adolescentes procurarem as unidades básicas de saúde, por medo, insegurança de sua privacidade ser violada; foi a partir daí que decidi fazer algo que mudasse esse medo e insegurança de adolescentes nas redes de saúde”, complementa.

A proposta de intervenção do aplicativo foi aprovada, inclusive, pela Plataforma Brasil, uma base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos.

DETALHES DO APP

O aplicativo conta com um espaço para atendimento on-line com suporte de profissionais especializados na área da saúde, além de um "Diário do Adolescente", que tem como finalidade conhecer a história desses jovens, possibilitando conhecer o que se passa na vida deles, quais são as maiores dificuldades encontradas nessa fase, tudo com o objetivo de oferecer mais informação, e, consequentemente, melhores condições de saúde.