Biomedicina

Projeto Biomédicos em Ação leva informação sobre doação de sangue

- Dorisvan Liar | COMUNICAÇÃO
As estudantes de Biomedicina juntamente com o professor Alan Lopes (no centro) e coordenador Ilton Palmeira.

Na última terça-feira, 19, o projeto Biomédicos em Ação esteve no Centro Territorial de Educação Profissional II, ou CETEP II, para falar sobre a importância da doação de sangue. Participaram da Ação cerca de 40 alunos do curso técnico em Análises Clínicas do CETEP que, ao fim da palestra, aprenderam em laboratório como distinguir os tipos sanguíneos.

O projeto é uma iniciativa das estudantes de Biomedicina da Fasete, Milena Freire, Flávia Steffany e Karolayne Souza. “A ideia consiste em realizar ações nas comunidades, disseminando informação sobre assuntos que são importantes, mas pouco falados como a doação de sangue”, explica Milena que já planeja novas etapas com as amigas.

A ação do curso de Biomedicina da Fasete reforçou, também, o aspecto solidário da doação de sangue, trazendo informações sobre todo o processo. A turmas foram acompanhadas pelas professoras do CETEP, Andréa Flávia e Viviely Xavier.

“Para nós é um prazer enorme poder contar com a parceria da Fasete através do projeto desenvolvido aqui pelas estudantes de Biomedicina. Graças a essa experiência os alunos do nosso centro de educação profissional podem vivenciar na prática algumas experiências”, destacou Bianca Coelho, vice-diretora da unidade.

O projeto apoiado pela Faculdade Sete de Setembro - que forneceu reagentes e material necessário para a parte prática em laboratório - foi orientado pelo professor Alan Lopes e contou com a presença do coordenador do curso de Biomedicina, Ilton Palmeira.

A ocasião foi ainda mais especial para Flávia Steffany e Karolayne Souza, ex-alunas do CETEP II. Elas concluíram o Ensino Médio em 2012, antes da escola se tornar centro de educação profissional. “Estou muito feliz em poder voltar a minha antiga escola e poder colaborar com os estudantes. A oferta de cursos técnicos certamente abriu novas perspectivas e nossa interação serve para enriquecer ainda mais a formação”, comentou Flávia.