FASETE EAD

Atividade homenageia educadores que marcaram comunidades

- Dorisvan Lira | COMUNICAÇÃO
Turma do 2º período de Pedagogia posa para foto após apresentações.

Para homenagear educadores que marcaram a vida de suas comunidades, estudantes do 2º período de Pedagogia da Fasete |Unit EaD, polo Paulo Afonso, desenvolveram uma atividade para resgatar a história desses personagens especiais.

Organizado pela professora, Silvia Hora, o exercício fez parte da Produção de Aprendizagem Significativa (PAS) da disciplina Fundamentos Históricos da Educação. “Cada grupo ficou responsável por pesquisar e apresentar um professor que se destacou em sua comunidade. Então, por meio de um cordel ou então de um poema eles relatariam a vida dessa pessoa”, explica Silvia.

A atividade contou com a presença dos professores aposentados, Antônio Galdino e Jovelina Ramalho, dois educadores de Paulo Afonso homenageados através do trabalho.

“Foi um momento impar para mim, a essa altura da minha vida e que me ajuda a entender que tudo o que eu fiz foi bom, foi certo e que eu ainda posso fazer muita coisa”, declarou a educadora Jovelina.

O ex-professor, historiador e presidente da Academia de Letras de Paulo Afonso (ALPA), Antônio Galdino, também comentou o significado dessa homenagem. “Único e muito importante para mim que tenho sido educador minha vida toda. Dei aula em muitos colégios de Paulo Afonso e hoje aposentado, a gente nasce e morre professor. E essa homenagem recebi com muito carinho mesmo, porque é um momento raro, difícil, não tem acontecido com muita frequência”, concluiu.

Fabiana Araújo, estudante de Pedagogia, e sua equipe usaram a oportunidade para falar de uma personalidade que marcou sua cidade, Tacaratu (PE), a educadora Marlene Ferraz. “Foi interessante porque pudemos conhecer mais sobre figuras que marcaram a educação, a exemplo de Marlene. E por esse resgate a atividade foi muito satisfatória”, comentou.