Curso de Letras realiza sua 8ª Caravana Literária

- Dorisvan Lira | Comunicação
Crédito: Reprodução Praça Gonçalves Dias, em São Luis.
Praça Gonçalves Dias, em São Luis.

No período de 16 a 20 de agosto, o curso de Letras da Fasete viverá mais uma bem-sucedida atividade acadêmica. Depois de Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Bahia, São Luís – capital maranhense – será o destino da 8ª edição da Caravana Literária.

O projeto consiste na visita às cidades que fazem parte da história da literatura nacional. Conhecendo mais de perto como era a vida e os lugares onde viveram grandes escritores.

A Caravana estará nas trilhas de Gonçalves Dias, o poeta e escritor brasileiro foi expoente da primeira geração do Romantismo, movimento que buscou ressaltar os valores naturais do Brasil. São dele os versos que compõe o Hino Nacional, extraídos do poema ‘Canção do Exílio’.

A escolha de São Luís não poderia ser melhor, afinal, a cidade também é conhecida como a "Atenas Brasileira". Denominação atribuída por conta do número de escritores locais que exerceram papel importante nos movimentos literários brasileiros, tais como Aluísio de Azevedo, Gonçalves Dias, Graça Aranha, dentre outros.

Além disso, foi lá também, onde foi escrita a primeira gramática do Brasil, em 1829. Por essa razão, o Maranhão é conhecido como o estado que fala o melhor português do país.

Por todos esses aspectos a viagem é uma grande oportunidade para os amantes da literatura, assim como profissionais e estudantes de Letras da Fasete.