FASETE EAD

Cultura Afro-Brasileira e Indígena são temas de atividade

- Dorisvan Lira | COMUNICAÇÃO
Turma do 4º período de Letras da Fasete|Unit Ead após apresentações sobre cultura Afro-brasileira e Indígena.

Estudantes do 4º período de Letras da Fasete/Unit EaD polo de Paulo Afonso (BA) transformaram a sala de aula em um espaço dedicado a explorar a importância das culturas afro-brasileira e indígena na formação da identidade do Brasil.

A turma inovou indo para além da pesquisa bibliográfica, em campo, visitaram comunidades indígenas, baianas do acarajé, grupos de capoeira entre outros personagens para trazer essa perspectiva da vivência da cultura a partir destes personagens.

Orientada pela professora Rizelda Dantas essa foi mais uma atividade de Produção da Aprendizagem Significativa – PAS, como culminância da disciplina Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Processo avaliativo que busca realizar um ensino-aprendizagem pautado no estudo teórico e na aplicação prática do conhecimento.

“É uma maneira de ajudar-nos a estabelecer relações entre a cultura africana e indígena e a formação do povo brasileiro nos diferentes segmentos, como: costumes, arte e religião. Apropriando-se dos conhecimentos dessas culturas com vistas a compreender os diferentes contextos históricos que constituíram a formação da sociedade brasileira”, explica Rizelda sobre a importância da atividade.

Quitéria Maria, estudante de Letras e indígena, falou da satisfação de trazer informações sobre sua cultura no espaço da faculdade. “Eu particularmente vejo os povos indígenas muito excluídos no Brasil e ter a oportunidade de mostrar um pouco da vivência do dia a dia é muito bom, fico muito grata por ter na faculdade uma disciplina que permite explorar esse conhecimento”, concluiu.

Além dos alimentos, os estudantes apresentaram movimentos da capoeira e sua história, e até o Toré, tradicional dança ritual dos índios Pankararu foi executada na sala.

A socialização foi concluída com a degustação das comidas típicas.