4ª edição do CinePsi cativou a atenção dos espectadores

- Natália Cleuber | Comunicação

O projeto CinePsi, desenvolvido pelo curso de Psicologia da Fasete, proporcionou um momento integrativo dos alunos, docentes e parceiros de outras instituições, favorecendo um debate produtivo na construção do saber científico.

A 4ª edição do evento, que aconteceu no auditório do Colégio Sete de Setembro, no último dia 30 de maio, trouxe o longa metragem "Hoje eu quero voltar sozinho", dirigido por Daniel Ribeiro, que contribuiu, significativamente, com a aprendizagem, oportunizando articulação de ideias voltadas à Psicologia com os conteúdos atuais extraídos do próprio filme.

O CinePsi foi realizado em parceria com o SESC Ler de Paulo Afonso- BA, no qual disponibilizou o técnico cultural, Romildo Alves, para juntamente com as professoras de Psicologia da Fasete, Idenise Soares e Gleci Machado, comporem a mesa debatedora.

“A cidade só tem a ganhar com eventos como esse, onde, além de diversão proporciona um progresso no ensino e aprendizagem dos nossos universitários”, disse a professora Idenise.

O filme aborda a crise na adolescência, afeto, amizade, preconceito, primeiro amor, deficiência visual, tabu da cegueira, família e sexualidade, tendo como cenário principal, uma escola -  “E a escola é o lugar onde se espera que o assunto seja abordado, porém, o filme mostra que, em algumas escolas, falar sobre a sexualidade ainda é um tabu”, explicou a psicóloga Gleci.

A coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade, Ana Patrícia Amaral, ressaltou que a Psicologia trabalha temas como os que foram abordados no filme. “Além disso, é importante criar uma cultura de unir a sétima arte com a educação. Esse tipo de aprendizado é satisfatório”, comemorou Patrícia em relação ao CinePsi que reuniu cerca de 120 participantes, com alunos de vários cursos da Fasete e, também, alunos do Ensino Médio.