Curso de futsal de Vanildo Neto superou as expectativas dos participantes

- Dorisvan Lira | Comunicação

Muitos estudantes, profissionais e atletas marcaram presença no curso ‘Princípios do Futsal’, ministrado pelo treinador do time de futsal do Sport Recife, Vanildo Neto. O evento, promovido pelo curso de Educação Física da Fasete, valorizou o aspecto teórico e prático do esporte tornando a experiência de aprendizagem ainda mais completa.

“Ano passado eu vim aqui, e o feedback da turma foi muito positivo, e a minha metodologia é em cima disso, dessa práxis teoria e prática. A novidade é que agora queremos chegar na realidade do dia a dia deles, trabalhar como eu penso o jogo e mostrar isso na prática”, destacou Vanildo sobre o trabalho desenvolvido.

Na primeira noite, 25, no auditório do Colégio Sete, o treinador apresentou os aspectos teóricos do futsal. Usando uma lousa e exemplos em vídeos, para explorar o jogo a partir do ataque, defesa e transições, tema do curso. O segundo momento aconteceu no dia seguinte, na quadra da Escola Municipal João Bosco. Com a participação de atletas, Vanildo realizou um treino, mostrando como orientar os jogadores e a eficiência das técnicas apresentadas por ele.

Thauani Cordeiro, estudante de Educação Física, apontou que o curso trouxe conhecimentos inovadores para a sua prática profissional. “Tem sido algo inovador a metodologia apresentada por Neto em relação à defesa, ataque, transição, em comparado com o que o pessoal aqui da região tem em mente. Ele traz, ainda, técnicas que podem ser usadas em outras modalidades coletivas desportivas”, relatou.

Diego Rodrigo, estudante do 4º período e atleta, ressaltou a qualidade da formação e o preparo do treinador. “A experiência foi muito enriquecedora, pois se trata de um professor que é renomado no cenário nordestino, que traz métodos inovadores trabalhados em seleções principais de futsal. Metodologias que trazem conteúdos e atividades que podem ser trabalhadas em vários esportes coletivos”.

Atividades como essa fazem parte da rotina acadêmica da Fasete, que investe, através das coordenações de curso, em vários projetos de extensão que promovem mais acesso ao conhecimento.