Biomedicina

Professor Dr. Marcos André, renomado pesquisador, ministrou curso na Fasete

- Dorisvan Lira | ASCOM
Crédito: ASCOM FASETE Turma que participou do curso Interpretação do Hemograma.
Turma que participou do curso Interpretação do Hemograma.

A Faculdade Sete de Setembro teve a grata satisfação de receber o Dr. Marcos André, professor e pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ele ministrou o curso de Interpretação do Hemograma, a convite do coordenador do bacharelado em Biomedicina da Fasete, Ilton Palmeira. Marcos é referência no norte e nordeste em hematologia laboratorial e clínica, além de ser reconhecido por seus trabalhos de pesquisa.

O curso concluído na última quarta-feira, 10, teve como objetivo capacitar e atualizar os profissionais de saúde que atuam desde a coleta sanguínea até a liberação do laudo hematológico dentro do campo das ciências biomédicas.

“Foi uma oportunidade de atualização e aperfeiçoamento em técnicas e conhecimentos essenciais para interpretação do hemograma, frente aos processos tóxico degenerativos dos leucócitos (bacterianos e virais) atipias, desvios, bem como compreensão das fisiopatologia das anemias, neoplasias mieloproliferativas, leucemias e doenças linfoproliferativas crônicas. De uma forma geral, as atividades foram realizadas por meio de estudo de casos e prática de leitura de lâminas culminando na liberação do laudo hematológico. Enfim, foi notável o ganho de todos que puderam vivenciar os momentos ao lado do excelente professor e pesquisador da UFPE”, relatou o coordenador Ilton.

Para a organização, a atividade foi um sucesso, superando as expectativas. Biomédicos, Farmacêuticos, Biólogos, Enfermeiros e demais profissionais da saúde que atuam em Paulo Afonso e cidades da região prestigiaram o curso. As aulas aconteceram no Laboratório Escola da Faculdade Sete de Setembro (LABESF).

Através da parceria com a UFPE a coordenação de Biomedicina espera proporcionar outros momentos de formação e atualização para estudantes e profissionais.