Estudante de Direito tem trabalho aprovado em evento nacional

- Dorisvan Lira | ASCOM
Crédito: ASCOM FASETE Joanderson entre os livros fala com alegria da conquista.
Joanderson entre os livros fala com alegria da conquista.

O estudante do curso de Direito da FASETE, Joanderson Almeida, alcançou uma grande conquista acadêmica, seu trabalho foi aceito no V Encontro Nacional de Estudantes Indígenas - ENEI 2017, organizado pelo Núcleo de Estudantes Indígenas –NEI, em parceria com Universidade Federal da Bahia - UFBA.

Indígena da etnia Pankararu, Joanderson falou sobre a satisfação de ter seu trabalho aceito em um evento de grande dimensão, que reunirá estudantes de vários lugares do país. “Para mim é uma honra estar participando de um evento dessa importância. Satisfação enorme em poder levar tanto o nome da minha aldeia (Pankararu), quanto o nome da Fasete para esse evento de alto nível”, disse.

O resumo de comunicação que fará parte do ENEI 2017 tem como tema “O tratamento penal do indígena no Brasil: do papel da justiça Federal ao histórico de omissão”.

“A ideia de falar sobre o tema surgiu na monografia com a orientação do professor Diego Mendes. Pouco se fala da questão indígena na graduação, quero quebrar esse paradigma. Pois não basta ser índio na academia, tem que problematizar a questão racial nos trabalhos acadêmicos”, explica Joanderson.

Diante da conquista, o acadêmico, que diz pretender seguir no ramo da pesquisa jurídica voltada a temática indígena, também fez questão de externar seus agradecimentos. “Gostaria de agradecer a todos que me ajudaram, em especial para Yara Morais, Hellen Vanessa, Thiago Fernando pela força e Maíra Oliveira pela correção do trabalho”.

O V Encontro Nacional de Estudantes Indígenas - ENEI 2017, acontece de 11 a 15 de setembro na capital baiana, Salvador.