Auditório lotado demonstra o sucesso do 4º Fórum Regional de ADM [VÍDEO]

- Natália Cleuber | ASCOM
Crédito: ASCOM FASETE | Dorisvan Lira Participantes do Fórum durante o Painel Integrado.
Participantes do Fórum durante o Painel Integrado.

Considerado o maior evento de Gestão e Administração de Paulo Afonso e região, o 4º Fórum Regional de Administração aconteceu no último dia 05 de maio, com atividades na Faculdade Sete de Setembro (Fasete) e na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – campus Paulo Afonso/BA.

Com o tema abordado “A interdisciplinaridade na Gestão: Desafios de um mudo plural”, o evento acolheu acadêmicos e profissionais não somente da Fasete e UNEB, como também de diversas outras instituições de ensino superior das cidades de Salvador/BA, Serrinha/BA, Maceió/Al e Aracaju/SE.

Workshops

Dois workshops abriram o evento. Um deles foi o de Marketing de Relacionamento, com o professor da Fasete e empresário local, Maciel Teixeira, abordando, principalmente, os meios como fidelizar os clientes, não somente nas empresas, mas também, nas relações pessoais.

Outro workshop foi o da professora, Hélvia Almeida, sobre Direito e Legislação Ambiental. Ela abordou, principalmente, sobre as mudanças nesta legislação e quais as possíveis consequências caso elas sejam aprovadas.

Apresentação de artigos

Cerca de 12 artigos científicos sobre os diversos temas relacionados à Administração foram apresentados. “Eu não tinha noção do quanto precisamos ser responsáveis e cautelosos com a apresentação de artigo nesse Fórum. Eu me surpreendi, foi um grande aprendizado”, disse Maria Aparecida Matos, acadêmica do 5º período do curso de Administração da Fasete/Unit Ead.

Palestra e Painel

A palestra magna do 4º Fórum, realizada no auditório da Fasete, trouxe o Prof. Me. da Universidade Tiradentes, Mário Eugênio Lima. Ele levou a plateia a perceber a importância da interdisciplinaridade para as organizações em tempos de crise.

Após a palestra, o coordenador do curso de Administração da Fasete, Jaques Fernandes, organizador do Fórum, deu início ao Painel Integrado, composto pelos professores Arivaldo Ferreira, Caio Arruda e Salomão Vergne, com o tema Rumos da Economia.

Para provocar os professores, Jacques presenteou cada um deles com uma pequena caixa, dizendo a seguinte frase: “Em tempos de crise, precisamos pensar fora da caixinha”. Daí em diante, os professores trouxeram ricas observações sobre a atual conjuntura do Brasil e expuseram o quanto boa gestão faz a diferença não somente na vida dos empresários, mas, também, na vida política e social de um país.

O coordenador afirmou que a má gestão acaba com a sociedade. Já o professor Caio citou que o Brasil passa por uma crise gestão. Arivaldo concordou com Caio e complementou dizendo que o país também passa por uma crise social. Salomão finalizou o debate complementando que, em meio a todas essas crises, podemos perceber que a Administração é a profissão do futuro e que os gestores podem mudar essa realidade cheia de crises.