Noite de Arte Moderna trouxe autores e personagens que marcaram a literatura

- Dorisvan Lira | ASCOM
Crédito: ASCOM FASETE | Dorisvan Lira Vestida como Antônio Conselheiro, Maria Cicera explica detalhes da Guerra de Canudos.

A Semana de Arte Moderna apesar de ter acontecido no distante ano de 1922, marcou decisivamente a expressão artística do Brasil, tanto na literatura como nas artes plásticas, revelando nomes como Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Anitta Garibaldi, entre outros. Para falar desse importante momento, os alunos do 5º período de Letras da FASETE, realizaram a Noite de Arte Moderna.

Usando de criatividade, os estudantes montaram stands temáticos, fantasiaram-se para interpretar personagens e autores do período Modernista. Era possível, por exemplo, dar de cara com Antônio Conselheiro, figura marcante da obra “Os Sertões” de Euclides da Cunha, ou com Monteiro Lobato e a boneca Emília. Nos stands, os alunos traziam mais detalhes das obras e dos autores.

“Essa atividade é a culminância de um projeto que começou em sala de aula com a discussão sobre o que é Modernismo brasileiro e sua importância. Os alunos realizaram um trabalho belíssimo, como estamos vendo hoje”, avaliou a Msc. Joranaide Alves, professora orientadora da atividade.

Maria Cícera caracterizou-se de Antônio Conselheiro para falar da obra de Euclides da Cunha e falou o que essa experiência ensinou. “Foi uma satisfação enorme e um desafio também, a ideia de se vestir como o personagem foi divertido e interessante. Algo que certamente pode ser usado na sala de aula, para enriquecer mais essa experiência”, concluiu.

Veja quem foram os personagens presentes na Noite de Arte de Moderna.