FASETE - Faculdade de Sete de Setembro

Busca Buscar
ASCOM

AUTISMO: Conhecimento ajuda a diagnosticar mais cedo

- ASCOM

Atualizado em 17/04 às 15:03h

O Autismo é um transtorno do desenvolvimento que afeta o sistema nervoso e embora exista uma média de 150 mil casos por ano no Brasil, esse é um problema pouco conhecido da população e cercado por mitos. Para promover a disseminação de informações e diminuir o preconceito, desde 2007, a ONU estabeleceu o 2 de abril como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

De lá para cá, campanhas de divulgação e entidades têm se esforçado para que as pessoas conheçam cada vez mais sobre o transtorno. Mas e você, o que sabe sobre o Autismo?

                                                 

Principais Características 

Em geral, as pessoas autistas apresentam três tipos de comprometimentos são os mais comuns: o primeiro é a dificuldade na comunicação - há crianças que não desenvolvem a fala e outras que têm ecolalia (fala repetitiva). Depois, o comprometimento comportamental – repetição e ações estereotipadas, por exemplo, mudanças na rotina podem ser extremamente incômodas. E por último, a interação social, que afeta o modo de se relacionar com outras crianças, adultos ou com o meio ambiente.

Mesmo que essas orientações ajudem a perceber se algo precisa de mais atenção, é importante destacar que apenas um médico pode fazer o diagnóstico.

Com o acompanhamento adequado, composto por equipes multidisciplinares, as crianças podem desenvolver autonomia para realizar tarefas do cotidiano. 

Leia Mais

1 até 9 de 623 Próximo »   Último »
Credenciada: FIES Prouni
Associada: ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância ABMES - Associação Brasileira de Montenedoras de Ensino Superior Crea-BA: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia MUTUA - Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA