Simulação Empresarial: Metodologia ativa em Administração

- Dorisvan Lira | ASCOM
Crédito: ASCOM FASETE Estudantes apresentam produtos durante aula de Simulação Empresarial
Estudantes apresentam produtos durante aula de Simulação Empresarial

Vivenciar os desafios do empreendimento, criar marcas, produtos e estratégias de mercado. É assim que estudantes de Administração da FASETE aprendem, entrando em contato com o campo de trabalho.  Na noite da última terça-feira, 21, a turma do 3º período de Administração experimentou essa metodologia através da aula de Simulação Empresarial.

Segundo o prof. Jacques Fernandes, orientador da atividade e coordenador do curso de Administração, essa atividade faz parte da estratégia diferenciada do curso. “Através da Metodologia Ativa, um processo amplo, possui como principal característica a inserção do aluno/estudante como agente principal responsável pela sua aprendizagem, comprometendo-se com seu aprendizado”, explica.

A simulação empresarial, adotada em várias disciplinas, têm início com as disciplinas de Marketing, os estudantes são levados a desenvolver, de forma autônoma, uma empresa com oferta de produtos e serviços ao mercado, tomando decisões, realizando planejamentos e analisando o mercado.

“Com a simulação do produto, outras atividades a exemplo do merchandising, da Feira do Empreendedor e visitas técnicas, baseadas em estudos de casos, fazem o diferencial do curso, que busca oferecer o maior número de oportunidades práticas, gerando um perfil diferenciado do profissional de Administração”, complementa Jacques.

A atividade contou com a presença de vários estudantes de outros períodos, na qualidade de ouvintes.