Letras: Noite bucólica movimentou os acadêmicos

- Denise Cordeiro / ASCOM

Apresentações de trabalhos científicos e uma Noite Bucólica memorável, foram assim os dois dias que coroaram a Culminância do semestre do Curso de Licenciatura em Letras. O palco do primeiro dia foi o Auditório do Núcleo de Apoio Institucional, onde os futuros letrólogos tiveram a oportunidade de abrir seus leques de conhecimentos a partir de temas relevantes. Já o segundo dia, o pátio do Colégio Sete recebeu decoração e iluminação especiais, para retratar a Literatura Latina.

De acordo com o coordenador do curso, o professor Luiz José, esses momentos são importantes pelo conteúdo e também porque marcam a trajetória do aluno – “Esse evento é para que a aprendizagem não seja apenas pensando na questão de uma avaliação, de uma prova, mas que leve para a vida, porque o bucolismo vai estar por exemplo, nas músicas, vai estar na natureza, vai estar em toda a trajetória da vida”.

A Culminância teve o incentivo direto da professora Laís Siqueira, que ministra a disciplina de Língua Latina e trouxe a riqueza da literatura ligada a cultura latina, para momentos bucólicos. Alunos vieram a caráter para recitar poemas, cantar e dramatizar textos importantes da referida cultura. Foram noites que marcaram o final do semestre.

“Foi cumprido o objetivo que era fazer esse fechamento desses seminários sobre esse tema, essa temática clássica e que de repente conversa, dialoga um pouco com o neoclassicismo, o arcadismo que versa um pouco também sobre o campo e a ideia de estar num lugar livre, à vontade, os poetas, eles versaram sobre isso”.  Ressaltou a professora Laís.

Os alunos, maiores interessados no movimento da culminância, entraram de cabeça na projeção das ideias, como por exemplo, Fagner Gomes do 4º período – “São eventos que estão sempre colocando a gente em atividades dinâmicas, atividades diferenciadas que é o que a gente diz que faz a diferença do curso. Então a gente se sente muito feliz de estar fazendo parte desse momento”. Afirmou.