Programação

  • QUINTA-FEIRA (24/05/2018)
  • SEXTA-FEIRA (25/05/2018)

Palestras

Local: Ginásio de Esportes do Colégio Sete

Horário: 18:30

Carlos Conce

TEMA: Comunicação e oratória: desafios fundamentais do mundo jurídico do Século XXI.

É Licenciado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará e em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba. Especialista em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal de Alagoas e em Comportamento Organizacional/Dinâmica de Grupo pela Fundação Francisco Mascarenhas. É Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Diretor/Presidente do Instituto Carlos Conce e Professor de Pós-Graduação da Faculdade de Tecnologia de Alagoas, da Universidade Federal de Alagoas, da Faculdade de Maceió, das Faculdades Integradas de Patos e do Centro de Estudos Superiores de Maceió. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Verbal.

Marcelo Labanca

TEMA: Limites ao poder criativo do Juiz: os desafios da interpretação.

É Mestre e Doutor em Direito. Possui Pós-Doutorado na Universidade de Pisa - Itália. É Coordenador e Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado e Doutorado) da Universidade Católica de Pernambuco. Leciona nas áreas de Direito Constitucional e Processo Constitucional. É Procurador Regional do Banco Central do Brasil.

Apresentações de trabalhos científicos

Local: Sala A 312 da FASETE (sala de práticas jurídicas)

Horário: 14:00

Palestras

Local: Ginásio de Esportes do Colégio Sete

Horário: 18:30

Gamil Föppel

TEMA: Legalidade penal versus eficientismo

É doutor em Direito Penal Econômico pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestre em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia, Especialista em Ciências Criminais pelo Instituto de Estudos Luiz Flávio Gomes e em Direito Penal Econômico e Europeu pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais/Universidade de Coimbra. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Bahia, onde leciona Direito Penal na graduação e mestrado em Direito. Coordenador do curso de pós-graduação em Ciências Criminais da Faculdade Baiana de Direito e do Ciclo/SE. Advogado criminalista militante. Em 2011, foi nomeado pelo Senado Federal para integrar a Comissão de Juristas responsável pela elaboração do anteprojeto de reforma do Código Penal e em 2012, novamente nomeado para a elaboração do anteprojeto da Lei de Execuções Penais. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal Econômico e Empresarial, atuando principalmente nos seguintes temas: direito penal, direito penal econômico, responsabilidade penal da pessoa jurídica, crime organizado, crimes tributários, crimes contra o sistema financeiro e política criminal.

Fernando Amorim

TEMA: Polissemia normativa e resolução on-line de conflitos: como a inteligência artificial poderá transformar o Direito.

Possui Pós-Doutorado em Direito pela Université de Montreal, Centre de Recherches en Droit Public (Laboratoire de Cyberjustice), nos quais é Pesquisador Colaborador. É pós-doutorando em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio. É professor visitante na Université de Montréal. É Doutor e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Possui graduação em Direito pela Fundação Educacional Jayme de Altavilla (CESMAC) e em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas. É professor do curso de Direito do Centro Universitário CESMAC, desde 1997, nos cursos de graduação e pós-graduação, e foi Coordenador do Curso de Direito dessa Instituição de 2006 a 2017. É professor da Faculdade Sete de Setembro (FASETE), em Paulo Afonso, Bahia.

Matheus Carvalho

TEMA: A improbidade administrativa e o combate à corrupção no país.

Procurador Federal em exercício na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional no Estado da Bahia. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia e Especialização em Direito Administrativo pela Faculdade Baiana de Direito. Atualmente é Professor de Pós-graduação da Faculdade Baiana de Direito, da Pós-graduação da Universidade Católica do Salvador e Professor do Complexo de Ensino Renato Saraiva.

OBS: A coordenação geral do 8ª Jornada Jurídica informa que esta programação, em especial os horários, poderá sofrer alterações.

Fotos de edições anteriores

Vídeos de edições anteriores