Edição 2016

O PAPEL DA LOGÍSTICA NO E-COMMERCE: UM ESTUDO DE CASO DA ROSIRES ELETRO.

Renivaldo Rodrigues Ferraz / Géssica de Melo Santos / Jobson Silva Nascimento

RESUMO

O comércio eletrônico está cada vez mais ganhando espaço no mercado. Sendo assim, muitas empresas estão apostando neste segmento como forma de atender as exigências do consumidor e, dessa forma, garantir sua sobrevivência no cenário atual, globalmente competitivo. No entanto, para que o cliente virtual tenha o produto certo, no local e momento adequados, faz-se necessário a realização de diversos processos no mundo físico inerentes à logística. Diante disso, este artigo procurou compreender a relevância e os desafios da logística no e-commerce, analisando como uma empresa pode utilizá-la como um diferencial competitivo no mercado. Para isso, foi analisado o caso da loja virtual Rosires Eletro, cuja empresa física localiza-se no município de Paulo Afonso-BA. Para concretização do trabalho, foram feitas pesquisas bibliográficas, descritivas e exploratórias, além da pesquisa de campo, utilizando a aplicação de um questionário com perguntas abertas ao gestor. Todas as informações coletadas foram analisadas e apresentadas por meio de texto corrido. Por fim, através dos resultados, ficou evidente que a logística é fundamental para a empresa ser bem-sucedida no e-commerce, ou seja, para satisfazer o cliente virtual e obter vantagem competitiva no mercado. Contudo, também representa um grande desafio para a empresa expandir sua abrangência geográfica, principalmente, devido à deficiência de infraestrutura de transporte existente na região onde a empresa se situa. Ainda assim, ressalta-se que poderia expandir sua atuação para as cidades circunvizinhas da região e investir mais na logística para obter competitividade no mercado local.

PALAVRAS-CHAVE: E-commerce. Logística. Cliente Virtual.

ABSTRACT

E-commerce is increasingly gaining ground in the market. Thus, many companies are investing in this segment in order to meet consumer demands and thus ensure their survival in the current scenario, globally competitive. However, to the virtual customer has the right product at the place and time appropriate, it is necessary to carry out various processes in the physical world involved in logistics. Thus, this article aims to understand the relevance and challenges of logistics in e-commerce, analyzing how a company can use it as a competitive advantage in the market. For this, we analyzed the case of the virtual store Rosires Electro, whose physical company located in Paulo Afonso-BA. For implementation of the work were made bibliographic, descriptive and exploratory research, as well as field research, using the application of a questionnaire with open questions to the manager. All information collected was analyzed and presented through plain text. Finally, through the results, it became clear that logistics is crucial for the company to succeed in e-commerce, that is, to satisfy the virtual client and gain competitive advantage in the market. However, it also represents a major challenge for the company to expand its geographic coverage, mainly due to the existing transport infrastructure deficiency in the region where the company is located. Still, it is noteworthy that could expand its operations to the cities of the region and to invest more in logistics for competitiveness in the local market.

KEYWORDS: E-commerce. Logistics. Virtual client.

FASETE - Faculdade Sete de Setembro
Avenida Vereador José Moreira, nº 1000 - Perpétuo Socorro - CEP: 48603-004