Edição 2016

GAMIFICAÇÃO COMO UMA NOVA FERRAMENTA NO CONTEXTO CORPORATIVO

Salomão David Vergne Cardoso / Jobson Silva Nascimento

RESUMO

Este artigo buscou compreender as definições, origens e aplicações de uma nova ferramenta que está cada vez mais sendo difundida e inserida no contexto organizacional: a gamificação. Apesar de um fenômeno ainda recente, possui grande potencial de aplicação e crescimento no mundo dos negócios em nível mundial. Entretanto, a compreensão deste mecanismo e de suas possibilidades está sendo imprecisa em muitos casos, ocasionando assim o insucesso de muitas soluções gamificadas. Procurou-se, portanto, elucidar o que verdadeiramente seja essa ferramenta, bem como esclarecer quais os potenciais benefícios que pode trazer ao ambiente interno de uma organização. Para concretizar e fundamentar teoricamente o estudo, foram realizadas pesquisas bibliográficas. Com os resultados obtidos, percebeu-se que a gamificação tem suas bases na atratividade e relevância que os jogos sempre exerceram sobre as pessoas, no entanto, não se trata de desenvolver jogos ou tornar tarefas desagradáveis em jogos. Pelo contrário, busca apoderar-se dos elementos, pensamentos e estratégias mais eficientes contidas nos jogos e aplicá-los em contextos não-jogos a fim envolver e motivar o comportamento das pessoas e, com isso, solucionar problemas reais. No contexto corporativo, pode implicar no aumento de comprometimento e engajamento dos colaboradores, melhorando tanto o seu desempenho funcional quanto os resultados da organização.

PALAVRAS-CHAVE: Gamificação. Jogos. Organizações

ABSTRACT

This article aims to understand the definitions, origins and applications of a new tool that is increasingly being spread and inserted in the organizational context: gamification. Although still a recent phenomenon, has great potential for application and growth in business worldwide. However, understanding of the mechanism and its means being inaccurate in many cases, thereby causing the failure of many gamifications solutions. We tried to therefore clarify what is truly this tool, as well as clarify the potential benefits that can bring the internal environment of an organization. To achieve and justify theoretically the study were conducted literature searches. With the results, it was realized that gamification has its bases in the attractiveness and relevance of the games always had on the people, however, this is not to develop games or make unpleasant tasks in games. On the contrary, seeks to take possession of the elements, thoughts and more efficient strategies contained in the game and apply them to non-game contexts involve and motivate people's behavior and, therefore, solve real problems. In the corporate context, it may lead to the increase of commitment and engagement of employees, improving both functional performance and the organization's results.

KEYWORDS: Gamification. Games. Organizations.

FASETE - Faculdade Sete de Setembro
Avenida Vereador José Moreira, nº 1000 - Perpétuo Socorro - CEP: 48603-004