Edição 2016

FATORES QUE INFLUENCIAM O COMPORTAMENTO DE COMPRA DO CONSUMIDOR: UMA BREVE ANÁLISE DOS IMPACTOS DA CRISE ECONÔMICA NA CIDADE DE JEREMOABO/BA

Jacques Fernandes Santos / Marli Márcia Nascimento Santos

RESUMO

Tendo em vista a necessidade de entender o consumidor para com isso oferecer os produtos e serviços por ele almejados, é indispensável que haja um estudo acerca do seu comportamento, compreendendo com isso os como eles compram, o que compram e os principais fatores que influenciam estas compras. Igualmente, o não entendimento deste comportamento, acaba levando as empresas à falência, já que não conhecem seu consumidor e, portanto, não terão condições de oferecer produtos de acordo com suas necessidades. Este estudo mostra os resultados de uma pesquisa realizada com a população com faixa etária de 18 a 65 anos da cidade de Jeremoabo/BA. Quanto aos objetivos, esta pesquisa se caracteriza como explicativa, bibliográfica e de campo; a abordagem utilizada foi quantitativa, tendo como instrumento de coleta de dados o questionário. Traçando o perfil sociográfico, foi observada uma predominância de pessoas do gênero feminino (55%), enquanto o masculino é representado por 45%; A pesquisa mostra que a maioria (64%) ganha até um salário mínimo e possui o ensino superior incompleto (36%). Analisando o comportamento do consumidor, foi verificado que 45% elegeram a qualidade como o atributo mais importante na hora da compra; 27% a personalidade como o fator que exerce maior influência na decisão de compra; 50% compram pela internet e 50% não compram; o crediário foi eleito por 36% como a melhor forma de pagamento. Como impacto da crise, 50% afirmaram estar comprando apenas o essencial, além de uma grande maioria estar optando por marcas mais econômicas de alguns produtos, mantendo a marca e reduzindo a quantidade ou simplesmente parando de comprar alguns produtos considerados dispensáveis. Tais dados são fontes de informações riquíssimas para que a empresa entenda o consumidor jeremoabense e disponha os produtos por eles almejados, com condições de aquisição desejadas.

PALAVRAS-CHAVE: Comportamento do consumidor. Decisão de compra. Crise econômica

ABSTRACT

In view of the need to understand the consumer to thereby offer the products and services it sought, it is essential that there be a study of the behavior, understanding it them as they buy, what they buy and the main factors that influence these shopping. Again, the lack of understanding of this behavior, just taking the companies into bankruptcy because they do not know your customer and therefore will not be able to offer products according to your needs. This study shows the results of a survey of the population aged 18-65 years of the city of Jeremoabo / BA. As to the objectives, this research is characterized as explanatory literature and field; the approach used was quantitative, with the data collection instrument the questionnaire. Charting sociographic profile observed one predominance of female persons (55%), while the male is represented by 45%; Research shows that the majority (64%) earns up to a minimum wage and has incomplete higher education (36%). Analyzing consumer behavior, it was found that 45% chose quality as the most important attribute when purchasing; 27% personality as the determining factor in purchasing decisions; 50% buy the internet and 50% do not buy; the installment plan was elected by 36% as the best form of payment. As the impact of the crisis, 50% said they were only buying the essentials, plus a large majority to be opting for more economical brands of some products, while maintaining the brand and reducing the amount or simply stopping to buy some products considered expendable. Such data are very rich sources of information so that the company understands the jeremoabense consumer and arrange the products they desired, with desired acquisition conditions.

KEYWORDS: Consumer behavior. Buying decision. Economic crisis

PDF

FASETE - Faculdade Sete de Setembro
Avenida Vereador José Moreira, nº 1000 - Perpétuo Socorro - CEP: 48603-004
Fone/Fax: (75) 3501-0768
Paulo Afonso - Bahia - Brasil
FASETE