Edição 2016

A LOGÍSTICA REVERSA COMO UM DIFERENCIAL COMPETITIVO.

Dalvan Goes

RESUMO

Este artigo apresenta em seu conteúdo como a logística reversa (LR), sendo bem administrada pode ser um diferencial competitivo para a empresa que dela faz uso. Para isso, expõe o que é a competitividade empresarial; o que é logística reversa e qual o seu papel nas empresas para que elas alcancem seus objetivos, procurando dessa maneira, responder a seguinte pergunta: Como a LR pode ser uma alternativa de vantagem mercadológica que permita uma empresa se destacar diante das demais? Essa pesquisa se caracteriza como uma revisão bibliográfica tendo como destaque de referencial teórico os trabalhos de Pires (2010) e Pires (2007). A partir do que será apresentado foi possível comprovar a relevância da LR para os negócios da empresa e para o meio ambiente, já que a LR também causa impactos positivos no mesmo, colaborando para um desenvolvimento sustentável, sendo, portanto, uma ferramenta benéfica por diferentes ângulos.

PALAVRAS-CHAVE: : Logística reversa (LR), competitividade, empresas.

ABSTRACT

This article presents in its content as reverse logistics (LR), and well-managed can be a competitive advantage for the company that it uses. For this, it exposes what business competitiveness; which is reverse logistics and what its role in companies so that they achieve their goals, looking this way, answer the following question: How LR can be an alternative to market advantage which allows the company to stand on the other? This research is characterized as a bibliographic review having as prominent theoretical framework the Pires works (2010) and Pires (2007). From the to be presented was possible to prove the relevance of the LR to the company's business and the environment since the LR also cause positive impacts in the same, contributing to sustainable development, and therefore a beneficial tool for different angles.

KEYWORDS: Reverse logistics (LR), competitiveness, companies.

FASETE - Faculdade Sete de Setembro
Avenida Vereador José Moreira, nº 1000 - Perpétuo Socorro - CEP: 48603-004