Edição 2016

PESQUISA DE MARKETING: O PAPEL DA INFORMAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS.

Daiany Macieira Varjão / Géssica de Melo Santos / Jobson Silva Nascimento

RESUMO

Este artigo busca examinar o papel da informação, assim como da pesquisa de marketing, para o desenvolvimento de novos produtos alinhados com as necessidades e desejos mutantes dos consumidores. Em outros termos, pretende evidenciar como a informação, obtida por pesquisa de marketing, pode ser utilizada de forma estratégica para concepção de novos produtos, e de modo a contribuir para o sucesso da organização no contexto atual do mercado, mutável, competitivo e incerto. Para compreender tal processo, bem como fundamentar teoricamente este trabalho, foram realizadas pesquisa bibliográficas. Os resultados obtidos apontaram que, tendo em vista a necessidade de novos produtos para atender as exigências do mercado, a busca constante de informação é crucial para uma empresa alcançar e assegurar o sucesso diante das contínuas transformações vigentes no seu ambiente externo. Entretanto, uma empresa somente alcançará tal êxito se realizar pesquisas de marketing adequadas que proporcionem informações úteis, as quais precisam ser aplicadas corretamente no âmbito organizacional a fim de contribuir para uma melhor tomada de decisão pelos profissionais de marketing.

PALAVRAS-CHAVE: Informação. Pesquisa de marketing. Produtos.

ABSTRACT

This article seeks to examine the role of information as well as marketing research, to develop new products aligned to the needs and changing desires of consumers. In other words, it aims to highlight how the information obtained by marketing research, can be used strategically to design new products, and to contribute to the organization's success in the current market context, changing, competitive and uncertain. To understand this process, and theoretically substantiate this work were carried out bibliographic research. The results indicated that, in view of the need for new products to meet market requirements, the constant search for information is crucial for a company to achieve and ensure success in the face of continuous transformations prevailing in its external environment. However, a company will only reach such success be held appropriate marketing research provide useful information, which need to be applied correctly in the organizational framework in order to contribute to better decision making by marketers.

KEYWORDS: Information. Marketing research. Products.

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