Edição 2016

LEITURA DOS GÊNEROS TEXTUAIS: O Ensino dos Gêneros Textuais no 3º Ano do Ensino Médio no Colégio Polivalente.

Luelia Gomes Batista / Wellington Neves Vieira

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo discutir sobre o ensino dos gêneros textuais em sala de aula, especificamente no terceiro ano do ensino médio do Colégio Polivalente de Paulo Afonso. Os dados foram atribuídos por meio de uma pesquisa e questionários aplicados a professora e a seus alunos, com perguntas qualitativas e objetivas relacionadas aos gêneros textuais. O trabalho baseou-se nos autores, Marcushi (2005), Bakhtin (2010), PCNEM (2000), Ludke (1986). Observamos, com isso, que apenas os gêneros Romance e Conto são frequentemente utilizados em sala, acarretando, nos alunos, dificuldades com a produção textual.

PALAVRAS-CHAVE: Colégio Polivalente de Paulo Afonso, Gêneros textuais, Produção textual.

ABSTRACT

This study aims to discuss the teaching of text genres in the classroom, especially in the third year of high school of the college Polivalente of Paulo Afonso- Bahia. Data were awarded through a survey and questionnaires the teacher and his students, with qualitative and objective questions related to the text genres. The work was based oh the authors, Marcushi (2005), Bakhtin (2010), Maria (S.A), PCNEM (2000), Ludke (1986). We note, therefore, that only the Romance and Tale genres are often used in the classroom, resulting in students, difficulties with text production.

KEYWORDS: College Polivante Paulo Afonso, Text genres, Textual production.

FASETE - Faculdade Sete de Setembro
Avenida Vereador José Moreira, nº 1000 - Perpétuo Socorro - CEP: 48603-004