Edição 2016

O ENSINO DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA COMO OBJETO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Gabriela Alves de Oliveira Souza / Wellington Neves Vieira

RESUMO

O presente artigo teve por objetivo analisar o Ensino da Cultura e Literatura Afro-Brasileira no Colégio Polivalente de Paulo Afonso-BA, além da discussão das Leis 10.639/03 e 11.645/8, e a sua aplicabilidade no ambiente escolar. O artigo surgiu a partir das reflexões realizadas na disciplina Prática Interdisciplinar III, sobre o Ensino da Literatura Afro-Brasileira no contexto escolar. A pesquisa foi analisada a partir de uma abordagem qualiquantitativa, na qual foi aplicado um questionário a professora de Língua Portuguesa e aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Para fundamentar esta pesquisa foram utilizados alguns teóricos, como Rufatto (2012), Santos (2013) e Barbosa (2002). Com as respostas obtidas foi possível entender como a literatura afro-brasileira vem sendo trabalhada na instituição de ensino, assim como as dificuldades para aplicabilidade da Lei 10.639/03 que define como obrigatório o Ensino da Cultura e Literatura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino; Literatura Afro-brasileira; Discussão Étnico-racial

ABSTRACT

This article aims to analyze the teaching of culture and african-Brazilian literature in school Polivalente of Paulo Afonso, Bahia, in addition to the discussion of the laws 10.639 \ 03 and 11,645 \ 8, and their applicability in the school environment. The article came from the discipline of three interdisciplinary practices, which presents reflections and clarifying the teaching and learning of african-Brazilian literature in the school context. The research was done through a quali-quantitative research, which was a questionnaire the teacher of Portuguese and third-year high school students. In support of this research were used some theorists as Rufatto (2012), Santos (2013) Barbosa (2002). By the responses it was possible to understand how the african-Brazilian literature has been worked in the educational institution, as well as resistance to discussing the race issue in the classroom.

KEYWORDS: Teaching; literature and african-Brazilian; ethnoracial discussion

FASETE - Faculdade Sete de Setembro
Avenida Vereador José Moreira, nº 1000 - Perpétuo Socorro - CEP: 48603-004