Edição 2016

O ENSINO DA LITERATURA BRASILEIRA NAS TURMAS DO EJA NO COLÉGIO POLIVALENTE DE PAULO AFONSO

Dayane de Sá Gomes / Fagner Gomes Soares / Wellington Neves Vieira

RESUMO

O objetivo deste artigo é verificar as dificuldades do aprendizado de Literatura Brasileira encontradas pelos alunos da EJA, do Colégio Polivalente de Paulo Afonso. Para isso, foi necessário fazer um estudo bibliográfico e uma pesquisa de campo na unidade escolar; os dados foram coletados através de questionários feitos com os alunos. Foram identificados alguns problemas como a diminuição de cinco aulas por dia para quatro, falta de tempo dos alunos para realizar leituras em casa e a organização curricular da EJA que trabalha as matérias partindo de um tema como, por exemplo, a transmissão do zika vírus pelo mosquito aedes aegypti.

PALAVRAS-CHAVE: Literatura; Ensino; EJA; dificuldades.

ABSTRACT

The purpose of this article is to verify the difficulties of learning of Brazilian Literature find by students of the EJA, from school Polivalente de Paulo Afonso. For this, it was necessary to make a bibliographical study and field research in the school unit; the data were collected through questionnaires made with students. Some problems have been identified, as the decrease of five classes a day to four, lack of time for the students to perform readings at home and the curriculum organization of EJA that works the materials from a topic issue, for example, the transmission of zika virus by the mosquito aedes aegypti.

KEYWORDS: literature; Teaching; EJA; difficulties.

FASETE - Faculdade Sete de Setembro
Avenida Vereador José Moreira, nº 1000 - Perpétuo Socorro - CEP: 48603-004