Edição 2016

LEITURA INTERDISCIPLINAR, UMA FERRAMENTA SUBSTANCIAL NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PARA O ENEM

Rhadly Edy Silva / Wellington Neves Vieira

RESUMO

O presente estudo verificou o uso da leitura em sua interdisciplinaridade e como esta é fundamental na preparação dos alunos para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. Participaram desta pesquisa vinte e um alunos do terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Polivalente de Paulo Afonso e a professora de Língua Portuguesa. Os procedimentos utilizados foram: a pesquisa bibliográfica de autores, sendo os principais Antunes e Silva, e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio que fundamentam a parte teórica; e a aplicação coletiva de um questionário com dez questões à professora e dez questões de múltipla escolha aos estudantes. O objetivo do estudo foi identificar o uso da leitura interdisciplinar na preparação dos alunos do ensino médio para o ENEM. Constatou-se que a leitura trabalhada em sala de aula é uma leitura decodificadora, o que desencadeia dificuldades aos estudantes na resolução das questões do ENEM.

PALAVRAS-CHAVE: Leitura; Interdisciplinaridade; Linguagens; ENEM

ABSTRACT

The present study has verified the use of the reading in its interdisciplinarity and as this is essential in preparing students for the national high school Exam-ENEM. Participated in this research 21 students of the third year of high school of Paulo Afonso Polyvalent State College and the Portuguese language teacher. The procedures used were: the bibliographical research of authors, the main ones being Antunes and Silva, and the National curricular parameters for high school that underlie the theory; and the application of a questionnaire with 10 questions to the teacher and ten multiple choice questions for students. The objective of this study was to identify the use of interdisciplinary reading in preparing high school students for the ENEM. It was found that reading worked in the classroom is a decoder, which triggers reading difficulties for students in the resolution of the issues of the ENEM.

KEYWORDS: Reading; Interdisciplinarity; Languages; ENEM

FASETE - Faculdade Sete de Setembro