Edição 2015

PRODUÇÃO TEXTUAL: NÃO APENAS UMA TESSITURA DE ELEMENTOS LINGUÍSTICOS - UMA ATIVIDADE SÓCIO COMUNICATIVA

Laíze Siqueira Silva

RESUMO

A aprendizagem é um processo inesgotável iniciado no nascimento. Neste granjear, para se aprender se desenvolvem competências, dentre outras, as habilidades de leitura e escrita. Porém, quanto a isso, é constatado que a educação tem sofrido fracasso; daí, discussões e estudos são realizados em torno do assunto. Linguistas e pesquisadores têm dado suas contribuições em busca de melhorias. Assim, a partir de uma leitura sobre alguns destes estudos e de experiências vividas, surge este trabalho, que procura entender a importância da escrita na vida de cada individuo, os problemas que envolvem a produção textual e como esta prática é entendida, principalmente nas realizações escolares.

PALAVRAS-CHAVE: Produção textual. Escrita. Texto. Estudo. Leitura.

ABSTRACT

Learning is an inexhaustible process that starts with birth. In this process, some skills are developed to learn, among others, the abilities of reading and writing; However, about this, it is verified that the education has suffered failures; hence, discussions and studies are realized around the issue. Linguists and researchers have given its contributions in seek of improvement. Thus, from a reading about some of these studies of experiences lived, arises this work, that aims to understand the importance of writing in the life of each individual, the problems that involve textual production and how this practice is understood, especially in school productions.

KEY WORDS: Textual production. Writing. Text; Studying. Reading.

FASETE - Faculdade Sete de Setembro
Avenida Vereador José Moreira, nº 1000 - Perpétuo Socorro - CEP: 48603-004