Edição 2015

A IMPORTÂNCIA DO ÁUDIO-LIVRO PARA O DEFICIENTE VISUAL NO ESTUDO DE LITERATURA

Fernanda Antônia Bezerra / Joranaide Alves Ramos

RESUMO

Este trabalho mostra a importância do áudio-livro como facilitador para a aproximação entre a literatura, importante na vida de todo ser humano, e a pessoa com deficiência. Esse formato de livro possibilita aos deficientes visuais um contato direto com as obras literárias, sendo que tais informações ajudam para a sua formação crítica e pessoal. Para tanto, buscaremos refletir sobre as vantagens e desvantagens do livro falado. Nessa perspectiva mostraremos que o áudio-livro é uma alternativa capaz de auxiliar o deficiente visual no estudo da literatura. O estudo teve aporte teórico de autores como Sá (2006), Vilaronga e Silva (2011), Ochaíta e Espinosa (2004), Paletta et. al. (s. d.), entre outros.

PALAVRAS-CHAVE: Áudio-livro. Deficiência Visual. Literatura.

ABSTRACT

This work shows the importance of audiobook as a facilitator on the approximation between literature, important in the life of every human being, and the disabled person. This format of book turns possible to visually impaired people a direct contact with literary works, while such information is helpful to its critical and personal formation. For this, we seek to reflect about the advantages and disadvantages of the audiobook. Through this perspective, it is showed that the audiobook is an alternative capable of assist the visually impaired person in the study of literature. The research had theoretical support of authors such as Sá (2006), Vilaronga e Silva (2011), Ochaíta e Espinosa (2004), Paletta et. al. (s.d.), among others.

KEYWORDS: Audiobook. Visual Impairment. Literature.

PDF

FASETE - Faculdade Sete de Setembro
Avenida Vereador José Moreira, nº 1000 - Perpétuo Socorro - CEP: 48603-004
Fone/Fax: (75) 3501-0768
Paulo Afonso - Bahia - Brasil
FASETE