Apresentação

Esta publicação reúne, em forma de artigos científicos, as pesquisas apresentadas no VII Flipa – Festival Literário de Paulo Afonso, realizado no período de 11 a 14 de junho de 2015, promovido pelos docentes do Curso de Licenciatura em Letras da Faculdade Sete de Setembro – Fasete – e destinado aos estudantes e profissionais da Área de Letras e quaisquer outros interessados.

Os participantes do Festival e, portanto, autores das pesquisas aqui reunidas, são professoras e professores, alunas e alunos do Curso de Letras da Fasete e da Uneb – Universidade do Estado da Bahia, que também contribuíram com seus estudos na Primeira Mesa Redonda desta Edição.

Encontram-se, assim, nesta publicação, resultados de pesquisas que focam, nesta ordem, as representações atribuídas a Judas Iscariotes por textos canônicos e apócrifos; a relação entre homem e natureza na poesia do poeta Manoel de Barros; a relação entre homem e meio ambiente na microssérie Hoje é dia de Maria – Primeira jornada; uma discussão de gênero através da leitura crítica de As filhas de Lilith, obra da poeta pernambucana Cida Pedrosa; análise de como a mulher foi vista durante os movimentos romântico e realista e como isso foi, supostamente, retratado nos filmes contemporâneos Lisbela e o Prisioneiro e Uma história de amor. Nesse contexto, examina-se ainda a importância do áudio-livro como facilitador para a aproximação entre a literatura e a pessoa com deficiência visual; além de trazer um estudo sobre a importância da escrita na sociedade e os problemas que envolvem a produção textual na prática escolar.

Reafirmamos, pois, através destes trabalhos, a tônica do Flipa: fortalecer a formação dos alunos de Letras da Fasete, à medida que os insere nesse contexto dinâmico de discussão com profissionais desta e de outras Instituições de Ensino Superior do Brasil, voltadas para a reflexão de Letras - Literatura e Linguística. Corroboramos, assim, o nosso compromisso com o Ensino, a Pesquisa e a Extensão e entregamos aos nossos leitores a Primeira Edição dos Anais do Flipa, desejando a todos uma boa leitura.

Prof. Msc. Luiz José da Silva
Coordenador do curso de Licenciatura em Letras da FASETE