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Avaliação Institucional

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O QUE É AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL?

A Avaliação Institucional proposta pelo MEC é um processo a ser desenvolvido por membros internos e externos da comunidade acadêmica, de todas as instituições de ensino superior do país, em todos os seus níveis, e nos termos de suas missões próprias.

Criada pela Lei 10.861/04 de 14 de abril de 2004, a avaliação institucional tem como objetivo central promover a realização autônoma do projeto institucional, de modo a garantir a qualidade no ensino, pesquisa, extensão, gestão e cumprimento de sua pertinência e responsabilidade social. Este processo é composto por três etapas distintas:

  • Avaliação das Instituições de Educação Superior (AVALIES);
  • Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG);
  • Avaliação Nacional do Desempenho dos Estudantes(ENADE).

 

O QUE É A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL?

A Autoavaliação Institucional, criada pelo MEC, consiste em um processo sistemático e contínuo, estabelecido nos preceitos da Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.

Trata-se de um sistema de avaliação interna, de caráter permanente, implementado nas Instituições de Ensino Superior – IES que deve contar com a participação de todos os membros da sua comunidade acadêmica. Cada IES deve assim, ter sua Comissão Própria de Avaliação – CPA que é o órgão responsável pela coordenação dos trabalhos autoavaliativos.

 

OBJETIVOS DA AUTOAVALIAÇÃO DA FASETE


GERAL

Implementar um processo de Autoavaliação Institucional na FASETE que envolva todos os segmentos da instituição e a sociedade civil, e que subsidie a sua gestão acadêmica e administrativa a potencializar seu projeto político pedagógico a aperfeiçoar o desempenho do seu processo ensino-aprendizagem.

 

ESPECÍFICOS

  • Sensibilizar a comunidade acadêmica para a importância da Autoavaliação Institucional como instrumento de autoconhecimento e aperfeiçoamento das ações institucionais;
  • Implementar um sistema de coleta de informações qualitativas e quantitativas, ágil e preciso, com informações relevantes para efeito de diagnóstico, controle e autoconhecimento;
  • Subsidiar a filosofia gerencial de aperfeiçoamento contínuo do Projeto Político Pedagógico da Instituição - PPI e do seu Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI;
  • Identificar potencialidades e insuficiências da instituição e a partir destas, propor mudanças que possibilitem melhorar o seu desempenho;
  • Buscar dados e informações junto à comunidade acadêmica que orientem ações futuras da entidade;
  • Prestar contas a comunidade acadêmica e à sociedade civil;
  • Elevar o nível de qualidade do processo ensino-aprendizagem da Faculdade Sete de Setembro - FASETE.
  • Construir uma cultura Institucional de avaliação participativa, como instrumento democrático e permanente, que permita a reflexão contínua de todos os segmentos da instituição, acerca dos seus valores e de suas práticas educativas.

 

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DA AUTOAVALIAÇÃO

Os resultados das avaliações são divulgados no Site da FASETE, display no hall de entrada da Faculdade, nos quadros de avisos, Redes Sociais, E-mail e SMS Marketing.


O QUE É UMA CPA

A Comissão Própria de Avaliação é um órgão multidisciplinar, formado por uma equipe de Professores, Alunos, Representantes do Corpo Técnico-Administrativo e da Sociedade Civil Organizada, que tem autonomia e isenção para avaliar a Instituição e realizar um levantamento austero e transparente de suas potencialidades e fragilidades.

 

OBJETIVO DA CPA

Implementar um processo de Autoavaliação Institucional na FASETE que envolva todos os segmentos da instituição e a sociedade civil, e que subsidie a sua gestão acadêmica e administrativa a potencializar seu projeto político-pedagógico a aperfeiçoar o desempenho do seu processo ensino-aprendizagem.

 

O QUE A CPA DA FASETE VEM FAZENDO?

O trabalho da CPA vem sendo desenvolvido desde 2004 no sentido de mapear as potencialidades, fragilidades e propor mudanças que contribuam para maior qualidade dos serviços prestados.

Para isso, mantém conversas informais/ouvidoria com alunos, professores e funcionários, aplica questionários de avaliação, acompanha formulários preenchidos nas caixas de sugestões, recebe, analisa e arquiva relatórios acadêmicos e administrativos das coordenações dos cursos e dos departamentos administrativos da FASETE, entre outras atividades.

Credenciada: FIES Prouni
Associada: ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância ABMES - Associação Brasileira de Montenedoras de Ensino Superior Crea-BA: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia MUTUA - Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA
Selo Instituição Socialmente Responsável 2015-2016 Colégio Sete de Setembro