FASETE - Faculdade de Sete de Setembro

Busca Buscar

Avaliação Institucional

Saiba Mais

O QUE É AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL?

A Avaliação Institucional proposta pelo MEC é um processo a ser desenvolvido por membros internos e externos da comunidade acadêmica, de todas as instituições de ensino superior do país, em todos os seus níveis, e nos termos de suas missões próprias.

Criada pela Lei 10.861/04 de 14 de abril de 2004, a avaliação institucional tem como objetivo central promover a realização autônoma do projeto institucional, de modo a garantir a qualidade no ensino, pesquisa, extensão, gestão e cumprimento de sua pertinência e responsabilidade social. Este processo é composto por três etapas distintas:

 

O QUE É A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL?

A Autoavaliação Institucional, criada pelo MEC, consiste em um processo sistemático e contínuo, estabelecido nos preceitos da Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.

Trata-se de um sistema de avaliação interna, de caráter permanente, implementado nas Instituições de Ensino Superior – IES que deve contar com a participação de todos os membros da sua comunidade acadêmica. Cada IES deve assim, ter sua Comissão Própria de Avaliação – CPA que é o órgão responsável pela coordenação dos trabalhos autoavaliativos.

 

OBJETIVOS DA AUTOAVALIAÇÃO DA FASETE


GERAL

Implementar um processo de Autoavaliação Institucional na FASETE que envolva todos os segmentos da instituição e a sociedade civil, e que subsidie a sua gestão acadêmica e administrativa a potencializar seu projeto político pedagógico a aperfeiçoar o desempenho do seu processo ensino-aprendizagem.

 

ESPECÍFICOS

 

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DA AUTOAVALIAÇÃO

Os resultados das avaliações são divulgados no Site da FASETE, display no hall de entrada da Faculdade, nos quadros de avisos, Redes Sociais, E-mail e SMS Marketing.


O QUE É UMA CPA

A Comissão Própria de Avaliação é um órgão multidisciplinar, formado por uma equipe de Professores, Alunos, Representantes do Corpo Técnico-Administrativo e da Sociedade Civil Organizada, que tem autonomia e isenção para avaliar a Instituição e realizar um levantamento austero e transparente de suas potencialidades e fragilidades.

 

OBJETIVO DA CPA

Implementar um processo de Autoavaliação Institucional na FASETE que envolva todos os segmentos da instituição e a sociedade civil, e que subsidie a sua gestão acadêmica e administrativa a potencializar seu projeto político-pedagógico a aperfeiçoar o desempenho do seu processo ensino-aprendizagem.

 

O QUE A CPA DA FASETE VEM FAZENDO?

O trabalho da CPA vem sendo desenvolvido desde 2004 no sentido de mapear as potencialidades, fragilidades e propor mudanças que contribuam para maior qualidade dos serviços prestados.

Para isso, mantém conversas informais/ouvidoria com alunos, professores e funcionários, aplica questionários de avaliação, acompanha formulários preenchidos nas caixas de sugestões, recebe, analisa e arquiva relatórios acadêmicos e administrativos das coordenações dos cursos e dos departamentos administrativos da FASETE, entre outras atividades.

Credenciada: FIES Prouni
Associada: ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância ABMES - Associação Brasileira de Montenedoras de Ensino Superior Crea-BA: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia MUTUA - Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA